Especialistas e autoridades apresentam exemplos de sucesso no uso da água — Rádio Senado
Fórum Mundial da Água

Especialistas e autoridades apresentam exemplos de sucesso no uso da água

Além de especialistas de vários países, o Fórum Mundial da Água deste ano reuniu autoridades para debater políticas públicas relacionadas ao uso e tratamento da água. Israel é o país com a tecnologia mais avançada no mundo para dessalinização, que é o processo de transformação da água do mar em água potável. 80% da água consumida pela população israelense vem do mar. O embaixador do país no Brasil, Yossi Shelley, defende que o Brasil adote Parcerias-Público-Privadas para implementar a dessalinização com maior rapidez no país. Já em Portugal, 98% da população tem acesso à água potável, o que segundo o deputado português Pedro Soares, é fruto de conscientização do governo e da população. No Brasil, a falta de planejamento ainda impede o acesso de parte da população ao saneamento e provoca degradação ambiental em rios, por exemplo. Para a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ainda falta planejamento no país.

22/03/2018, 19h22 - ATUALIZADO EM 22/03/2018, 20h38
Duração de áudio: 02:36
22/03/2018 - Brasília/Brasil - 8º Fórum Mundial da Água - Coletiva de Imprensa - Sala 33 - Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 
Foto: Sergio Dutti/8º FMA
Foto: Sergio Dutti/8º FMA

Transcrição
LOC: ALÉM DE ESPECIALISTAS DE VÁRIOS PAÍSES, O FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA DESTE ANO TAMBÉM REUNIU AUTORIDADES PARA DEBATER POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS AO USO E TRATAMENTO DA ÁGUA. LOC: ISRAEL E PAÍSES DA EUROPA APRESENTARAM EXEMPLOS POSITIVOS SOBRE POLÍTICAS DE RECURSOS HÍDRICOS. PARA A SENADORA DA BAHIA, LÍDICE DA MATA, NO BRASIL, AINDA FALTA PLANEJAMENTO. OUÇA DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA TÉC: Israel é o país com a tecnologia mais avançada no mundo para dessalinização, que é o processo de transformação da água do mar em água potável. 80% da água consumida pela população israelense vem do mar, segundo o embaixador do país no Brasil, Yossi Shelley. Ele defende que o Brasil adote Parcerias-Público-Privadas para implementar a dessalinização. (EMBAIXADOR) Manda uma PPP 25 anos, o governo não vai pagar nada. As empresas privadas estão fazendo esse negócio e depois você paga somente a água que você usa. (REP) Outro exemplo de política pública de sucesso vem de Portugal, que hoje tem 98% da população atendida pelo fornecimento de água potável. O deputado português Pedro Soares, sugeriu que haja gestão pública eficiente e conscientização da população e dos governantes sobre a importância da água para a qualidade de vida. (PEDRO SOARES) Teve uma tradução imediata no aumento da qualidade de vida das populações. E mesmo em termos de saúde pública nós temos uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas da Europa. Foi preciso política pública estratégia de interesse público e foi necessário investimento público. (REP) Para a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, o que falta no Brasil é planejamento. E isso tem levado à degradação ambiental há anos. (LÍDICE) o Brasil não tem planejamento. Então o que nós estamos vendo é a morte do Rio São Francisco assoreado com suas margens danificadas pela ação predatória. A responsabilidade com 12% da água doce do nosso planeta, o país teria que ter uma responsabilidade muito maior com o tratamento do nosso meio ambiente, com as nascentes dos nossos rios. O conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Francisco Soares, espera que ações divulgadas pelo governo de conversão de multas em recursos para os rios sejam cumpridas. (FRANCISCO) Muitas multas aplicadas pelo Instituto Chico Mendes e pelo Ibama e essas multas, o presidente assinou que elas sejam convertidas em revitalização da bacia do São Francisco e Parnaíba. Ficou a cargo do Ibama elaborar os editais para o chamamento dos projetos pra começar o reflorestamento da mata ciliar, combater a erosão e o esgotamento sanitário. (REP) Ao todo, mais de 300 painéis debateram assuntos relacionados aos recursos hídricos e sustentabilidade no oitavo Fórum Mundial da Água. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00