Veículos de grande porte deverão vir de fábrica com câmeras de ré instaladas — Rádio Senado
Propostas

Veículos de grande porte deverão vir de fábrica com câmeras de ré instaladas

Um projeto (PLS 104/2018), tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), propõe que veículos de grande porte já venham com câmeras de ré instaladas. O objetivo da proposta, segundo o autor, senador Pastor Bel (PRTB – MA), é tornar mais seguras as manobras de marcha a ré em veículos maiores. Pastor Bel destaca que muitos atropelamentos acontecem porque caminhões, vans escolares e ônibus, por exemplo, têm características que não permitem uma boa visualização somente com o uso dos retrovisores. Ouça os detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

16/03/2018, 17h52 - ATUALIZADO EM 16/03/2018, 18h12
Duração de áudio: 01:31
BIE - Banco de imagens externas - Movimento em estradas: Placas de sinalização, movimento de caminhões e carros parados no acostamento. 

Projeto que garante aos motoristas a segurança de não serem punidos caso parem o carro no acostamento em caso de emergência está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PLS 116/2014, de Alfredo Nascimento (PR-AM), recebeu parecer favorável da relatora, Lúcia Vânia (PSDB-GO). 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA PROPOSTA QUER QUE VEÍCULOS DE GRANDE PORTE JÁ VENHAM COM CÂMERAS DE RÉ INSTALADAS. LOC: DE AUTORIA DO SENADOR PASTOR ABEL, O PROJETO SERÁ ANALISADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: O objetivo da proposta, segundo o senador Pastor Bel, do PRTB do Maranhão, é tornar mais seguras as manobras de marcha a ré em veículos maiores. Ele destaca que muitos atropelamentos acontecem porque caminhões, vans escolares e ônibus, por exemplo, têm características que não permitem uma boa visualização somente com o uso dos retrovisores. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro e determina que veículos desse porte já venham de fábrica com um sistema de câmeras de ré instaladas. (Pastor Bel) A importância é porque estamos perdendo muitas pessoas. Agora mesmo, na semana retrasada, morreu um idoso aqui em Brasília por falta disso. Um caminhão foi dar a ré e acidentou. E tem muita gente perdendo sua vida no Brasil. Esses caminhões, esses carros que carregam passageiros, vans tem causado um prejuízo enorme para a nação. (REP) A regra valerá para todos os veículos de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilos. A indústria automobilística terá um prazo de dois anos para se adaptar ao novo critério. Caberá à Comissão de Constituição e Justiça, em decisão terminativa, analisar o texto. Portanto, caso seja aprovado na CCJ, o projeto poderá ir direto para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00