Ricupero diz que regras do comércio internacional e paz mundial estão ameaçadas — Rádio Senado
Comissões

Ricupero diz que regras do comércio internacional e paz mundial estão ameaçadas

Para o ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Rubens Ricupero, o ano de 2018 começou mal no mundo. Ele participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Ricupero afirmou que as ondas nacionalistas nos Estados Unidos, China e Rússia ameaçam a estabilidade das relações mundiais, tanto no comércio como na segurança internacional.  Para o presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL), uma alternativa às correntes nacionalistas seria a aproximação entre Mercosul e União Europeia. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

05/03/2018, 20h59 - ATUALIZADO EM 05/03/2018, 21h22
Duração de áudio: 02:54
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza ciclo de debates "O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?" 1º Painel: O Sistema Internacional sob o Impacto Trump. 

À mesa em pronunciamento, embaixador Rubens Ricupero.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: PARA EX-EMBAIXADOR BRASILEIRO NOS ESTADOS UNIDOS, O NACIONALISMO DO GOVERNO DONALD TRUMP, DA CHINA E DA RÚSSIA COLOCA EM RISCO A ESTABILIDADE DO SISTEMA INTERNACIONAL DE COMÉRCIO E DE RELAÇÕES ENTRE PAÍSES. LOC: RUBENS RICUPERO FALOU NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO SOBRE AS AMEAÇAS PARA O MUNDO E PARA O BRASIL. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: O diplomata e jurista Rubens Ricupero desenvolveu uma aguçada visão sobre o cenário global graças aos cargos que exerceu ao longo da carreira. Foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, embaixador brasileiro nos Estados Unidos e secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, com sede na Suíça. Durante a audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, Ricupero afirmou que o ano de 2018 começou mal no mundo. Fora as guerras e crises humanitárias em andamento, o diplomata apontou três grandes fontes de incerteza global. Uma é o acirramento do nacionalismo chinês após a decisão do Partido Comunista de acabar com o limite de tempo para o governo do presidente Xi Jinping. Outra foi o anúncio de novas armas nucleares pelo presidente Vladimir Putin, da Rússia. Uma terceira têm sido os anúncios e decisões do governo Donald Trump, gerando incertezas e ameaças de guerras comerciais. Ricupero afirmou que a relação entre Estados Unidos e China vai definir o futuro do século XXI. (Rubens Ricupero) Se o conteúdo dessa relação (...) passar a ser cada vez mais de pressão e de competição, isso significa que o mundo do século XXI vai ter essa característica. (Repórter) Rubens Ricupero disse estar preocupado com as recentes medidas protecionistas do governo Donald Trump, considerado hostil ao multilateralismo, ao anunciar o aumento das tarifas de importação de aço e alumínio. Por um lado, elas prejudicam diretamente o Brasil - segundo maior fornecedor de aço aos Estados Unidos. Mas também coloca em risco o próprio sistema do comércio internacional, potencializando conflitos. (Rubens Ricupero) O presidente Trump nunca escondeu que não tem muito respeito, muito apreço pela OMC ou pelas regras comerciais. (Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, lembrou que uma alternativa às correntes nacionalistas seria a aproximação entre Mercosul e União Europeia. (Fernando Collor) O momento (...) pode ser oportuno para que se negocie em condições bem mais favoráveis em relação aos produtos do Mercosul, procurando ampliar a oferta Europeia. (Repórter) Ricupero também defendeu a aproximação do Brasil em relação à União Europeia e ao Japão, até mesmo como forma de apoio ao sistema internacional. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00