Queda do preço do leite preocupa produtores do interior do Rio Grande do Sul
A queda do preço do leite pago aos produtores no Rio Grande do Sul está obrigando diversas famílias a deixarem o setor. Cidades como Chiapetta, de 4 mil habitantes, estão sofrendo com a falta de arrecadação. A senadora Ana Amélia (PP-RS) teme que a queda dos preços atinja outro produto do estado: o arroz.
Transcrição
LOC: A QUEDA ACENTUADA DO PREÇO DO LEITE PAGO AO PRODUTOR TEM TRAZIDO PROBLEMAS PARA DIVERSAS CIDADES DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL.
LOC: PREFEITURAS DESSAS LOCALIDADES ESTÃO SOFRENDO COM A QUEDA NA ARRECADAÇÃO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
TÉC: O Rio Grande do Sul é o segundo estado do Brasil em produção de leite, de acordo com o IBGE. Mas o valor pago pelo litro aos produtores, que já foi de um real e oitenta centavos em 2016, está próximo de um real nos primeiros meses de 2018, o que, em alguns casos, não cobre o custo da atividade. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou em discurso no plenário do Senado que algumas famílias já estão deixando o setor, o que reflete na economia de pequenas cidades do estado, caso de Chiapetta, de 4 mil habitantes:
(Ana Amélia) Na Região das Missões, precisamente no Município de Chiapetta, um pequeno Município da região missioneira, 500 famílias já contabilizadas deixaram a atividade da produção de leite e de laticínios de um modo geral naquela região. Esse é apenas um dos casos sobre o que até já se pensou em decretação de calamidade pública pela redução da receita e da arrecadação dos Municípios.
(REP) Ana Amélia lembrou que os produtores de arroz enfrentam as mesmas dificuldades:
(Ana Amélia) É um problema muito grave esse que estão vivendo os Municípios, porque o Rio Grande do Sul é a segunda maior bacia leiteira do País. E também vive o produtor do arroz igual dificuldade: os preços do produto muito baixos, não cobrindo os custos de produção da lavoura feita em 2017
(REP) A questão do preço do leite já foi discutida em audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado. Para os participantes da reunião, o governo deve ficar atento com o volume de importação de leite em pó de outros países do Mercosul, o que ocasiona indiretamente a queda do preço do leite produzido no Brasil.