CE aprova criação de duas novas universidades federais em Catalão e Jataí, em Goiás — Rádio Senado
Educação

CE aprova criação de duas novas universidades federais em Catalão e Jataí, em Goiás

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (20) a criação de duas universidades federais em Goiás, a Universidade Federal de Catalão (PLC 5/2018) e a Universidade Federal de Jataí (PLC 7/2018). Os relatórios dos senadores goianos Lúcia Vânia (PSB – GO) e Ronaldo Caiado (DEM – GO), estabelecem a transferência automática de cursos, alunos e cargos da UFG para as novas unidades. Também preveem a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e de 675 novas vagas de técnico-administrativos em Educação e em funções gratificadas para as duas universidades. Para os senadores, os projetos buscam ampliar a oferta de ensino superior além de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento da região.

20/02/2018, 13h05 - ATUALIZADO EM 20/02/2018, 14h01
Duração de áudio: 02:12
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 20 itens. Na pauta, PLS 241/2014, que trata da prioridade a vítimas de trabalho infantil em vagas para aprendizes.

Em pronunciamento, à mesa, presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ESTADO DE GOIÁS PODE GANHAR DUAS NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, UMA EM CATALÃO E OUTRA EM JATAÍ. LOC: AS PROPOSTAS COM ESTE OBJETIVO FORAM APROVADAS NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) As duas propostas encaminhadas pela Presidência da República desmembram a Universidade Federal de Goiás para criar duas novas instituições de ensino superior no estado, a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí. Os relatórios dos senadores goianos Lúcia Vânia, do PSB, e Ronaldo Caiado, do Democratas, estabelecem a transferência automática de cursos de graduação, mestrado e doutorado, de alunos e de cargos da UFG para as novas unidades. Além do aproveitamento do patrimônio e das estruturas existentes, a medidas preveem a criação dos cargos de reitor e vice -reitor e de 675 novas vagas de técnico-administrativos em educação e em funções gratificadas para as duas universidades. Lúcia Vânia lembrou que os projetos buscam ampliar a oferta de ensino superior no interior do Estado, além de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento da região. (Lúcia Vânia) “Propiciará maiores oportunidades de expansão do acesso ao ensino superior público naquele entorno, além de favorecer a aproximação da instituição com a realidade local. Parcerias, convênios e pesquisas voltadas às necessidades da região poderão ser fortalecidas e estimuladas com maior celeridade” (Repórter) Já o senador Ronaldo Caiado lembrou que a criação das duas universidades, em Catalão e em Jataí, é uma reivindicação antiga. (Ronaldo Caiado) “É um dos estados que tem o menor número de universidades federais entre os estados da federação. È um momento de uma longa luta è gratificante poder facilitar a vida dos goianos que ali nasceram, que ali vivem e que ali podem ter a oportunidade de fazer seu curso superior” (Repórter) As duas propostas já aprovadas pela Câmara dos Deputados devem ser analisadas agora pelo plenário do Senado.

Ao vivo
00:0000:00