CAE vai analisar impactos econômicos da falta de segurança pública no país
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) vai avaliar, em 2018, a atuação do Poder Executivo Federal na área de segurança pública. Segundo o autor do requerimento para o debate (RQE 5/2018), senador Tasso Jereissati (PSDB – CE), o objetivo é analisar com ênfase os aspectos econômicos que os problemas com a violência trazem para a vida da população e do país. Ouça o áudio com reportagem de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI AVALIAR, EM 2018, A ATUAÇÃO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC: A ÊNFASE DO RELATÓRIO SERÁ NA QUESTÃO ORÇAMENTÁRIA E NOS REFLEXOS ECONÔMICOS DA CRISE DA SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou a ideia do presidente do colegiado, senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, e vai analisar em 2018 a atuação do Governo Federal na questão da Segurança Pública. Tasso destacou que a ênfase será nos aspectos econômicos que os problemas com a violência trazem para a vida da população e do País.
(TASSO): Não resta dúvida de que a segurança pública tem sérios reflexos na economia, como a redução de atratividade de investimentos internos e externos e diminuição da capacidade de investimento público entre outros setores, devido ao volume demandado pela segurança e combate à criminalidade, assim como na própria saúde pública no atendimento a atingidos pela violência.
(REP): O senador Sérgio de Castro, do PDT do Espírito Santo, chegou a propor a avaliação da atuação das agências reguladoras, mas acabou voltando atrás, tendo em vista o atual momento.
(SÉRGIO): Então, retiro a minha proposição, porque acho que realmente o tema da segurança pública e do que ela representa na economia é um tema que merece foco, que merece uma dedicação exclusiva.
(REP): Cada comissão permanente do Senado deve escolher uma política pública do Poder Executivo para avaliar ao longo do ano.
Requerimento nº 5, de 2018