Congresso estará aberto a visitas no período de carnaval
O Congresso Nacional estará aberto para visitações durante todo o feriado de carnaval, das 9h às 17h30. A exceção é a quarta-feira de cinzas (14), quando o programa de visitação funcionará somente das 13h às 17h30. As visitadas guiadas ocorrem a cada meia hora e, durante o carnaval, não há necessidade de agendamento. As roupas informais, como bermuda e camiseta, estão liberadas até a terça-feira (13). Já na quarta-feira, por ser dia útil na Câmara dos Deputados, não será permitida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. As restrições não se aplicam a crianças.
Transcrição
LOC: O CONGRESSO NACIONAL VAI ESTAR ABERTO A VISITAÇÕES DURANTE TODO O FERIADO DE CARNAVAL.
LOC2: JÁ NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, A POSSIBILIDADE DE CONHECER O LEGISLATIVO OCORRERÁ SOMENTE DE UMA ÀS CINCO E MEIA DA TARDE. REPÓRTER MARCIANA ALVES.
TÉC: Uma verdadeira aula de história do Brasil. Essa é a definição do carioca Marcos Vianna sobre a visita ao Congresso Nacional, primeiro destino dele e da família, que nunca tinham vindo a Brasília e aproveitaram para conhecer a sede do Poder Legislativo.
(Marcos Viana) “É uma verdadeira aula de história. Um passeio inesquecível, que eu já estava querendo fazer há algum tempo, e no carnaval foi a época ideal para fugir da correria e aproveitar com a família”.
(Repórter) O passeio ao prédio considerado ícone da Capital Federal está garantido mesmo no feriado de carnaval. De sábado, dia 10, até terça-feira, dia 13, a visita guiada ocorrerá a cada meia hora, das 9 da manhã às cinco e meia da tarde. Mas quem quiser conhecer o prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal com mais calma deve ficar atento. Isso porque o horário de almoço costuma ser muito concorrido e fica mais difícil encontrar vaga nos grupos guiados, como explicou coordenadora de visitação institucional e relacionamento com a comunidade, Mariana Tavares.
(Mariana Tavares) “Nossa recomendação é que as pessoas optem mais por grupos antes do almoço, até por volta de onze e meia, e, depois, às três da tarde, que normalmente fica um pouco mais vazio”.
(Repórter) Independente do horário, a turista Paula Dávila, recém-chegada à Brasília considera o passeio pelo Congresso Nacional indispensável.
(Paula) Vir à Brasília e não vir aqui é a mesma coisa que ir no Rio de Janeiro e não conhecer o Corcovado”.
(Repórter) De sábado a terça-feira de carnaval, a visitação ao Congresso ocorrerá sem a necessidade de agendamento, e roupas informais como bermuda e camiseta, estão liberadas. Na quarta-feira de cinzas, a visita ocorrerá somente de uma às cinco e meia da tarde. Por ser dia útil na Câmara, as regras de vestuário voltam a valer, mas não incluem as crianças. Da Rádio Senado, Marciana Alves.