Nova lei celebra o Dia Nacional de Educação a Distância em 27 de novembro
Foi publicada no Diário Oficial da União a lei que estabelece 27 de novembro como o Dia Nacional de Ensino a Distância. A data comemorativa, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República busca incentivar o uso de novas tecnologias no ensino. O relator da matéria no Senado, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), explicou que o avanço tecnológico quebrou importantes barreiras ao ensino a distância, possibilitando a interatividade e a multiplicação do acesso.
Transcrição
LOC: JÁ ENTROU EM VIGOR A LEI QUE CELEBRA EM 27 DE NOVEMBRO O DIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
LOC: A DATA COMEMORATIVA APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL E SANCIONADA PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BUSCA INCENTIVAR O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
Téc: A nova lei publicada no Diário Oficial celebra o 27 de novembro como o Dia Nacional de Ensino a Distância. O relator da matéria no Senado, Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, explicou que o avanço da tecnologia quebrou importantes barreiras ao ensino a distância, possibilitando a interatividade e a multiplicação do acesso. Cristovam destacou ainda que considera a modalidade adequada para os níveis mais avançados de ensino; e que a data nacional vai servir para reconhecer a importância da educação a distância, além de estimular o uso das tecnologias no aprendizado.
(Cristovam Buarque) “E isso em nenhum hipótese significará redução da qualidade no que se refere à transmissão do conhecimento. Diminui o lado emocional, certamente, por isso não é um caminho para as aulas no ensino fundamental. Mas a partir do ensino médio, esse vai ser o caminho, a universalização de cada aula por meio dos novos veículos de comunicação. Eu creio que é uma iniciativa muito correta um dia de comemoração para despertar as pessoas, para que comemoremos dialogando sobre a importância do ensino a distância”
(Repórter) Segundo dados do último censo da Educação Superior, de 2016, o Ensino a Distância tem crescido nos últimos anos em ritmo mais acelerado do que a educação presencial. Atualmente, cerca de de um milhão e meio de universitários cursam o ensino superior pela internet, em cursos credenciados pelo Ministério da Educação. O número representa quase 20 por cento dos alunos matriculados nas faculdades.
PLC 67/2016