Governistas querem votar reforma tributária em 2018
Transcrição
LOC: GOVERNISTAS QUEREM VOTAR A REFORMA TRIBUTÁRIA NO ANO QUE VEM.
LOC: A OPOSIÇÃO QUER RETOMAR A DISCUSSÃO DO PROJETO QUE TAXA GRANDES FORTUNAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: Para o Palácio do Planalto, a prioridade de 2018 será a aprovação da Reforma da Previdência. Os deputados já têm data para votar em primeiro turno as mudanças na regra de aposentadoria: dia 19 de fevereiro. Se aprovada em segundo turno, será debatida e votada pelo Senado. Além da Reforma da Previdência, os senadores também defendem a apreciação da Reforma Tributária. Segundo o líder do PSDB, senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, a proposta a ser enviada pelo Palácio do Planalto não seria ampla ao ponto de instituir o IVA, Imposto sobre Valor Agregado, para unificar diversos tributos federais, estaduais e municipais em uma única cobrança. Mas poderia simplificar o pagamento das contribuições em um primeiro momento. Paulo Bauer defendeu ainda uma nova Reforma Política.
(Paulo Bauer) O presidente da República tem um compromisso com o PSDB de encaminhar para o Congresso Nacional a Reforma Tributária e a Reforma Política. Eu espero que pelo menos estes dois assuntos mereçam um tratamento inicial para que possamos iniciar o debate e finalmente, a partir de 2019, então, realizar essas mudanças que são fundamentais.
(Repórter) A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, quer votar a criação do imposto sobre grandes fortunas a ser pago por quem tem bens acima de R$ 2,5 milhões. Mas lembrou que 2018 será mais corrido devido às eleições.
(Lídice da Mata) Nós Vamos retomar essa pauta e nós vamos tentar trazer pautas positivas com projetos dos senhores senadores e senadoras e também com o debate com a população para que possamos trazer ideias que a população tenha. Vai ser um ano curto, digamos assim, do ponto de vista legislativo porque nós vamos ter praticamente o primeiro semestre para fazer essas votações porque, a partir do segundo semestre, é um ano eleitoral.
REP: A proposta de taxação das grandes fortunas está na Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Hérica Christian.
PEC 534/2011