Criminalização da homofobia voltará à pauta do Senado em 2018 — Rádio Senado
CDH

Criminalização da homofobia voltará à pauta do Senado em 2018

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (14), a transformação de uma sugestão legislativa sobre a criminalização da homofobia (SUG 28/2017) em projeto de lei. O texto, apresentado por um internauta por meio do Portal e-Cidadania, propõe tornar crime a agressão motivada por preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans. A presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI), foi a relatora da sugestão e considera importante retomar o debate. A criminalização da homofobia era o objetivo de um projeto de lei de 2006, arquivado após nove anos de discussão. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) foi uma das relatoras do texto e se ofereceu para relatar, também, o projeto originário da sugestão legislativa.

14/12/2017, 14h58 - ATUALIZADO EM 14/12/2017, 15h09
Duração de áudio: 01:59
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa realiza audiência pública sobre regularização fundiária no Distrito Federal e Entorno. 

E/D:
presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI); 
vice-presidente, senador Paulo Paim (PT-RS). 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: A CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA DEVE VOLTAR À PAUTA DO SENADO EM 2018. LOC: NA ÚLTIMA REUNIÃO DELIBERATIVA DESTE ANO, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU A TRANSFORMAÇÃO DE UMA SUGESTÃO LEGISLATIVA SOBRE O TEMA EM PROJETO DE LEI, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ: (Repórter) A sugestão legislativa aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado propõe tornar crime a agressão motivada por preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans. O texto, apresentado por um internauta por meio do portal e-cidadania, cita o espancamento até a morte da travesti Dandara, na capital cearense, Fortaleza, em fevereiro de 2017. Com a aprovação da CDH, a sugestão se transforma em projeto de lei a ser analisado no Senado Federal. A presidente da CDH, senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, foi a relatora da sugestão e considera importante retomar o debate: (Regina Sousa) O tema é pertinente, dentro da questão da discriminação. Tem que aprofundar as penalidades, tem que incluir como crimes diferenciados, que é pra inibir as pessoas a praticarem. (Repórter) A criminalização da homofobia era o objetivo do projeto de lei 122, apresentado em 2006, pela então deputada, Iara Bernardi. Objeto de polêmica, o texto foi debatido durante nove anos no Congresso, até o seu último arquivamento, em 2014. A senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, foi uma das relatoras do PL 122 e se ofereceu para relatar, também, o projeto originário da sugestão legislativa: (Marta Suplicy) Tinha meio ficado de lado e é interessante que o e-cidadania tenha recuperado o tema. E aqui a tramitação talvez comece pela CDH e eu gostaria de pedir a relatoria desse projeto. (Repórter) Além de agressões físicas, o projeto que criminaliza a homofobia pune quem proibir o acesso ou recusar atendimento em locais como restaurantes e bares; impedir manifestações de afeto em locais públicos ou privados; e praticar ou incitar o preconceito aos lgbt’s. SUG 28/2017

Ao vivo
00:0000:00