Relator apresenta parecer sobre MP que trata do programa de microcrédito para empreendedores — Rádio Senado
MP 802

Relator apresenta parecer sobre MP que trata do programa de microcrédito para empreendedores

O relatório da Medida Provisória (MPV 802/2017) que dispõe sobre Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado foi apresentado pelo deputado Otávio Leite (PSDB – RJ). De acordo com o governo, o objetivo da MP é incentivar a geração de emprego entre as pessoas mais pobres. Segundo o presidente do colegiado, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB – PE), a MP, ao estimular o microcrédito, impulsiona a economia e a geração de empregos das pessoas mais pobres.

13/12/2017, 18h23 - ATUALIZADO EM 14/12/2017, 09h50
Duração de áudio: 01:58
Comissão Mista da Medida Provisória nº 802, de 2017, que dispõe sobre o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, realiza reunião deliberativa para apreciação de relatório. 

Mesa: 
relator da CMMPV 802/2017, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ); 
presidente da CMMPV 802/2017, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O RELATÓRIO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DO PROGRAMA DE MICROCRÉDITO PARA EMPREENDEDORES FOI APRESENTADO PELO DEPUTADO OTÁVIO LEITE. LOC: DE ACORDO COM O GOVERNO, O OBJETIVO DA EMEPÊ É INCENTIVAR A GERAÇÃO DE EMPREGO ENTRE AS PESSOAS MAIS POBRES. REPÓRTER MARINA FERREIRA. (Repórter): A Medida Provisória 802 atualiza o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. Criado em 2005, o programa é destinado a apoiar as atividades produtivas de pequenos empreendedores por meio da disponibilidade de recursos de crédito. Uma das alterações previstas pela emepê é o aumento do valor de 120 para 200 mil reais do limite de renda ou receita bruta anual da pessoa física ou jurídica que pode solicitar o crédito. Relator da proposta, o deputado Otávio Leite, do PSDB do Rio de Janeiro, destacou a importância de liberar o recurso somente para as pessoas que trabalham na atividade de produção. (Otávio Leite) A proposta traz evoluções na ideia de destravar a burocracia. Desta feita exclusivamente para a atividade produtiva, sendo certo que outrora era utilizada para consumo. A gente precisa colocar cada vez mais o empreendedorismo como instrumento de solução de vida para as pessoas. (Repórter) Pelo texto, os financiamentos que anteriormente eram pagos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, passam a ter também como fonte de recursos os Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste. Presidente do colegiado, o senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, ressaltou que a emepê, ao estimular o microcrédito, impulsiona a economia e a geração de empregos das pessoas mais pobres. (Fernando Bezerra Coelho) Mirando as pessoas que estão no Bolsa Família podendo dar a ela a oportunidade de sair do Bolsa Família criando seu próprio negócio, que são responsáveis pela geração de empregos. Nesse momento que a economia brasileira se recupera, ampliar a oferta de microcrédito, significa ajudar na recuperação do emprego. (Repórter) A votação do relatório está prevista para o início de fevereiro de 2018. Caso seja aprovada, a proposta deve seguir para análise dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. MP 802/2017

Ao vivo
00:0000:00