Ciclo de painéis sobre a nova ordem internacional se encerra debatendo as relações do Brasil com seus vizinhos — Rádio Senado
Internacional

Ciclo de painéis sobre a nova ordem internacional se encerra debatendo as relações do Brasil com seus vizinhos

O esforço da diplomacia brasileira em manter relações amistosas com seus vizinhos foi destaque no debate sobre a nova ordem internacional realizado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE). Este foi o último painel de 2017. O presidente da CRE, senador Fernando Collor de Mello (PTC – AL), destacou a coincidência da realização do ciclo de painéis com a eleição do presidente norte-americano Donald Trump. Collor, que foi autor do requerimento da realização dos 18 painéis sobre o Brasil e a nova ordem internacional, criticou o pensamento isolacionista de Trump. O ciclo de debates deve ser retomado no ano que vem.

11/12/2017, 21h07 - ATUALIZADO EM 12/12/2017, 09h14
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza ciclo de debates "O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?" 18º Painel: Um destino natural - o Brasil e seu entorno estratégico (América do Sul, Atlântico Sul e o Continente Antártico). Discutindo sobre: Qual a importância do entorno estratégico para a soberania brasileira e para o aumento do protagonismo do Brasil nas relações internacionais? Como tem sido a atuação do Brasil no seu entorno estratégico? O que deve ser priorizado para garantir os interesses brasileiros nessas regiões? 

Mesa: 
secretário adjunto da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, embaixador Affonso Emilio de Alencastro Massot; 
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL); 
subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, contra-almirante André Novis Montenegro; 
professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Doutor Antônio Jorge Ramalho da Rocha.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ESFORÇO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA EM MANTER RELAÇÕES AMISTOSAS COM SEUS VIZINHOS FOI DESTAQUE NO DEBATE SOBRE A NOVA ORDEM INTERNACIONAL REALIZADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. LOC: ESTE FOI O ÚLTIMO PAINEL DE 2017. O CICLO DE DEBATES DEVE SER RETOMADO NO ANO QUE VEM. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: O presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Fernando Collor de Mello, do PTC de Alagoas, destacou a coincidência da realização do ciclo de painéis com a eleição do presidente norte-americano Donald Trump. Collor, que foi autor do requerimento da realização dos 18 painéis sobre o Brasil e a nova ordem internacional, criticou o pensamento isolacionista de Trump: (COLLOR): Isso coincidiu com a eleição norte-americana, em que foi eleito um senhor, que veio com um discurso que nos chamou a todos a atenção pela sua desconexão com o mundo em que nós estamos vivendo. Ele falava exatamente em erguer barreiras, o que é uma coisa hoje, medieval. (REP): Defendendo uma diplomacia sem confrontos, o embaixador Affonso Alencastro Massot explicou que o Brasil tem distensionado as relações com seus vizinhos ao longo do século 20 e que a criação do Mercosul foi um dos seus pontos mais importantes: (MASSOT) Com a assinatura em março de 1991, do tratado de Assunção, entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, criando o Mercado Comum do Sul, complementado pelo Tratado de Ushaya, de 98, que reafirma e disciplina a aplicação da cláusula democrática aos países membros do Mercosul. (REP): A cláusula democrática do Mercosul não permite ditaduras fazerem parte do grupo. O professor Alfredo Ramalho da Rocha, da UnB, lembrou que os movimentos políticos e diplomáticos brasileiros têm sido calculados, para não criar atritos: (RAMALHO): Uma liderança que vem se afirmando de uma maneira muito cautelosa, porque o Brasil é muito grande. Qualquer movimento do Brasil gera repercussões nos países vizinhos. O Brasil toma sempre muito cuidado, para que os seus movimentos não pareçam ameaçadores. (REP): Em 2018, a Comissão deve promover uma nova rodada de audiências para a discussão de temas ligados às relações exteriores e defesa nacional. Em 2017 o tema do ciclo de debates foi "O Brasil e a Ordem Internacional: estender pontes ou erguer barreiras?" Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00