Especialistas e pacientes participam de audiência sobre a Neuromielite Óptica — Rádio Senado
Comissões

Especialistas e pacientes participam de audiência sobre a Neuromielite Óptica

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa realizou nesta quarta-feira (6) uma audiência pública sobre a Neuromielite Óptica, uma doença rara que pode causar perda de visão e paralisia nos braços e nas pernas. Especialistas e pacientes falaram sobre as dificuldades de acesso a um tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde. O senador Romário (Pode-RJ) anunciou que apresentará um projeto para que 27 de março seja o Dia de Conscientização sobre a doença.

06/12/2017, 18h44 - ATUALIZADO EM 06/12/2017, 19h11
Duração de áudio: 01:54
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para debater sobre: "A instituição do dia 27 de março como o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica". 

Mesa: 
paciente - Neuromielite Óptica - NMO Brasil, Daniele Americano; 
paciente - representante da Universidade Estadual de Maringá do Estado do Paraná, Rossana Guimarães Coutinho Moraes; 
presidente eventual da CDH, senador Romário (Pode-RJ); 
professora de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Neurologia – cientista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Soniza Alves Leon; 
médico Neurologista e especialista no tema, Denis Bernardi Bichuetti; 
paciente Roberta Berrondo.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESPECIALISTAS E PACIENTES PARTICIPARAM DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A NEUROMIELITE ÓPTICA. A DOENÇA RARA PODE CAUSAR PERDA DE VISÃO E PARALISIA NOS BRAÇOS E NAS PERNAS. LOC: O SENADOR ROMÁRIO ANUNCIOU QUE APRESENTARÁ UM PROJETO PARA QUE 27 DE MARÇO SEJA O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: A Neuromielite Óptica, ou NMO, é uma doença inflamatória que atinge o sistema nervoso e a medula espinhal, podendo causar perda de visão e a paralisia dos braços e das pernas. Por ser rara, a patologia ainda não é reconhecida pelo governo, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde. A Comissão de Direitos Humanos promoveu uma audiência pública para debater a importância do reconhecimento da doença. O senador Romário, do Podemos, do Rio de Janeiro, acredita que a falta de capacitação dos profissionais complica o diagnóstico da NMO. (Romário) “Muitos dos pacientes poderiam ser diagnosticados bem antes, mas esses profissionais, que infelizmente não são competentes, quando são procurados, acabam não identificando isso e esses pacientes acabam demorando para ter o seu diagnóstico”. (REPÓRTER) Daniele Americano demorou a receber o diagnóstico exato da doença. Os sintomas de vômitos e soluços ininterruptos foram confundidos com falta de vitamina B12, e ela ficou seis meses internada até perder os movimentos das pernas. Hoje ela luta para que os pacientes com a doença tenham melhor acesso aos tratamentos. (Daniele Americano) “A criação do dia da conscientização da neuromielite óptica é apenas o primeiro passo para o nosso reconhecimento como pacientes, para que possamos, como cidadãos, ter acesso digno a médicos, tratamentos, medicamentos. (REPÓRTER) Os sintomas da NMO podem variar em diferentes pessoas. Alguns pacientes apresentam dormência nos membros, escurecimento ou perda da visão, além de náuseas, vômitos e soluços recorrentes. O diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes que vivem com a doença. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00