Segue para a Câmara projeto que cria o Dia Nacional das Doenças Raras — Rádio Senado
Saúde

Segue para a Câmara projeto que cria o Dia Nacional das Doenças Raras

Segue para a Câmara dos Deputados o projeto (PLS 40/2015) do senador Romário (Podemos – RJ) que cria o Dia Nacional da Informação, Capacitação e Pesquisa sobre Doenças Raras.  A data deve ser celebrada no último dia de fevereiro. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (05) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Segundo a relatora da proposta, senadora Lídice da Mata (PSB – BA), a iniciativa busca dar visibilidade, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com doenças raras, que sofrem com o diagnóstico tardio e a falta de medicamentos.

05/12/2017, 12h55 - ATUALIZADO EM 05/12/2017, 16h37
Duração de áudio: 01:50
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião deliberativa com 22 itens. Na pauta, o PLS 737/2015, que faculta organização da educação escolar indígena. 

À bancada, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS O PROJETO QUE CRIA O DIA NACIONAL DAS DOENÇAS RARAS. LOC: A DATA DEVE SER CELEBRADA NO ÚLTIMO DIA DE FEVEREIRO. A PROPOSTA FOI APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM. (Repórter) O Dia Nacional da Informação, Capacitação e Pesquisa sobre Doenças Raras deve ser comemorado no final de fevereiro, ou seja, no dia 29 de fevereiro, ou na véspera, dia 28, em anos não bissextos. O autor do projeto, senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, explicou que na mesma data é celebrado o Dia Mundial da Doença Rara e argumentou que 13 milhões de brasileiros sofrem com algumas destas enfermidades, como esclerose múltipla, hemofilia e distrofia muscular. A relatora da proposta, senadora Lídice, do PSB da Bahia, justificou que a iniciativa busca dar visibilidade, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com doenças raras, que sofrem com o diagnóstico tardio e a falta de medicamentos. (Lídice da Mata) “Pela dificuldade de diagnóstico e frequência reduzida, ainda há poucas pesquisas acerca de doenças raras, não sendo economicamente vantajoso para a indústria farmacêutica investir em estudos relacionados a essas doenças. A instituição da data teve por objetivo sensibilizar políticos, autoridades públicas, pesquisadores, representantes de indústrias farmacêuticas e profissionais da saúde para o drama vivido pelas famílias que convivem com essas doenças” (Repórter) A proposta aprovada pela Comissão de Educação do Senado segue agora para a Câmara dos Deputados. O Senado Federal também criou uma subcomissão de Doenças Raras para tentar assegurar o tratamento adequado pelo SUS e aprimorar a legislação especifica.

Ao vivo
00:0000:00