CDH debate acessibilidade com representantes do serviço público — Rádio Senado
Audiência pública

CDH debate acessibilidade com representantes do serviço público

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) ouviu na manhã desta terça-feira (05) representantes de diversas esferas do serviço público para falar sobre a acessibilidade. A audiência pública faz parte da 11ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Durante a audiência, o senador Paulo Paim (PT – RS), chamou a atenção para o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras (SCD 6/2016), um projeto que garante que as empresas de segurança fiquem isentas de cumprir a cota de vagas para pessoas com deficiência. Os participantes lembraram que, caso seja aprovado, o texto pode abrir brechas para que outras empresas façam a mesma coisa. Para Paulo Paim, a medida deve ser rejeitada.

05/12/2017, 13h24 - ATUALIZADO EM 05/12/2017, 14h26
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Direitos Humanos e  Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para discutir acessibilidade e inclusão: a valorização da pessoa com deficiência. O evento consta da programação da XI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Mesa: 
coordenador-geral de Acessibilidade do Ministério dos Direitos Humanos, Rodrigo Abreu de Freitas Machado;
coordenadora da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas da União (TCU), Valéria Cristina Gomes Ribeiro;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);  
analista Judiciário da Assessoria de Gestão Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Diogo do Ybiti Silveira;
diretor-geral da Câmara dos Deputados, Lúcio Henrique. 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS OUVIU NA MANHÃ DESTA TERÇA FEIRA REPRESENTANTES DE DIVERSAS ESFERAS DO SERVIÇO PÚBLICO PARA FALAR SOBRE A ACESSIBILIDADE LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FAZ PARTE DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) Durante a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, chamou a atenção para o estatuto da Segurança Privada, um projeto que garante que as empresas de segurança fiquem isentas de cumprir a cota de vagas para pessoas com deficiência. Os participantes lembraram que, caso seja aprovado, o texto pode abrir brechas para que outras empresas façam a mesma coisa. Para Paulo Paim, a medida deve ser rejeitada. (Paulo Paim) “É um crime contra o bom senso foram 20 anos de luta pra essa lei sair. Agora querer num canetaço incluir ela numa lei de segurança pública pra dizer que nas empresas de segurança a não pode ter pessoas com deficiência. É uma discriminação hedionda”. (Repórter) Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde divulgados em 2015 pelo IBGE, 6,2% da população têm algum tipo de deficiência, seja auditiva, visual, física ou intelectual. A representante da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas da União, Valéria Ribeiro, observou que o grande empecilho para a inclusão são as ações tomadas pelo poder público, empresas e pela sociedade como um todo. (Valéria Ribeiro)” Eu acho que o maior obstáculo, hoje é o atitudinal. E esse obstáculo que ainda faz com que hoje as pessoas olhem para as pessoas com deficiência com uma visão assistencialista. “ (Repórter) A assistente social Francis Lobo Botelho destacou o programa de acessibilidade do Senado e a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, atividade que existe desde 2005. Segundo ela, o objetivo da campanha é dar visibilidade às questões que envolvem a inclusão da pessoa com deficiência. O tema da semana deste ano é “Uma semana que vale para todos os dias”. As atividades acontecem até o dia 7 de dezembro.

Ao vivo
00:0000:00