Projeto prevê reserva de vagas para professores nas escolas públicas — Rádio Senado
Propostas

Projeto prevê reserva de vagas para professores nas escolas públicas

As escolas públicas deverão tomar medidas administrativas, inclusive realizando concursos, para substituir professores afastados temporariamente. É o que estabelece projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PPS–DF) aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para a relatora da proposta (PLS 532/2009) na comissão, senadora Ângela Portela (PDT–RR), a medida representa busca de solução para o grave problema da falta de professores em exercício nas escolas públicas do país.

01/12/2017, 21h46 - ATUALIZADO EM 04/12/2017, 13h33
Duração de áudio: 01:53
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
(CCJ) realiza reunião com 51 itens. Na pauta, a PEC 29/2017, que disciplina distribuição de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Bancada:
senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN);
senador Armando Monteiro (PTB-PE);
senador Cidinho Santos (PR-MT); 
senadora Ângela Portela (PDT-RR); 
senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS ESCOLAS PÚBLICAS DEVERÃO TOMAR MEDIDAS ADMINISTRATIVAS, INCLUSIVE REALIZANDO CONCURSOS, PARA SUBSTITUIR PROFESSORES AFASTADOS TEMPORARIAMENTE. LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DE LEI APRESENTADO NO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A interrupção no calendário escolar por diversos motivos costuma causar danos no aprendizado dos alunos e também no cotidiano das famílias. Mesmo que posteriormente haja reposição das aulas. Uma das causas para essas interrupções é a falta de professores, já que a substituição nem sempre é possível. O excessivo número de afastamentos, concessões e licenças vem agravando a situação de disciplinas que ficam longos períodos sem a presença de um professor responsável. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, apresentou um projeto de lei prevendo a criação de uma reserva de vagas nos concursos para professores em escolas públicas. A senadora Ângela Portela relatou a proposta na Comissão de Constituição e Justiça, e explicou a importância da medida. (Ângela) providência das mais importantes, na direção de se buscar solução para o grave problema da falta de professores em exercício nas escolas públicas do País. (REP) Ângela Portela emendou o projeto e esclareceu a forma de não retirar a autonomia educacional de estados e municípios, e de garantir o financiamento sustentável caso haja criação de novas vagas. (Ângela) caberá às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, considerando as necessidades e as capacidades de cada ente, tomar as providências pertinentes para atingir o objetivo de garantir que os alunos não ficarão privados de seus cursos, no caso do afastamento temporário de seus mestres. (REP) O projeto de lei está aguardando o prazo para possíveis recursos e seguirá para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00