Comissão aprova ingresso de mulheres no Corpo de Fuzileiros Navais — Rádio Senado
Proposta

Comissão aprova ingresso de mulheres no Corpo de Fuzileiros Navais

As mulheres também poderão entrar no Corpo de Fuzileiros Navais Brasileiro e em outros serviços da Marinha que hoje impõem este tipo de restrição. A proposta (PLC 147/2017) com esse objetivo foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) nesta quinta-feira (30). Os senadores também aprovaram um protocolo internacional (PDS 214/2017) assinado na Coreia do Sul em 2012 para acabar com o comércio ilegal de derivados do tabaco falsificados. Segundo a senadora Ana Amélia (PP – RS), além de causarem maiores danos à saúde, esses produtos geram grandes prejuízos econômicos.

30/11/2017, 13h09 - ATUALIZADO EM 30/11/2017, 14h05
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  (CRE) realiza reunião com 2 itens. Na pauta, PLC 147/2017, que reestrutura o quadro de oficiais e praças da Marinha.

Mesa:
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

À bancada:
senador Lasier Martins (PSD-RS);
senador Pedro Chaves (PSC-MS); 
senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM);
senador Edison Lobão (PMDB-MA); 
senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: AS MULHERES TAMBÉM PODERÃO ENTRAR NO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E EM OUTROS SERVIÇOS DA MARINHA QUE HOJE IMPÕEM ESTE TIPO DE RESTRIÇÃO. LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O projeto de lei permitindo o ingresso de mulheres no Corpo de Fuzileiros Navais foi enviado ao Congresso Nacional pelo Ministério da Defesa. Um dos objetivos é permitir que marinheiros e fuzileiros auxiliares possam concorrer também a cargos de oficial. Mas, segundo Jorge Viana, do PT do Acre, relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, entre as principais mudanças está a de permitir o ingresso das mulheres no corpo de fuzileiros navais e em outros serviços da Marinha brasileira. (Jorge Viana) A norma em vigor, com a finalidade de proteção da família, também impede que as mulheres – este é o argumento – ingressem no corpo da armada e no corpo de fuzileiros navais. E impõe limitações para o ingresso no corpo de intendentes e no corpo de saúde da Marinha. (...). (Repórter) Os senadores também aprovaram um Protocolo internacional assinado na Coreia do Sul em 2012 para acabar com o comércio ilegal de derivados do tabaco falsificados. Segundo a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, além de poderem causar maiores danos à saúde, esses produtos geram grandes prejuízos econômicos. (Ana Amélia) Prevenir e combater esse comércio ilícito requer abordagem internacional, abrangente e estreita cooperação em todos os aspectos deste comércio, incluindo produtos de tabaco e equipamentos de fabricação. (Repórter) A proposta que permite o ingresso de mulheres no corpo de fuzileiros navais será votada em regime de urgência pelo Senado. PLC 147/2017; PDS 214/2017

Ao vivo
00:0000:00