Senado aprova permissão para que moradores de áreas rurais tenham armas de fogo — Rádio Senado
Comissões

Senado aprova permissão para que moradores de áreas rurais tenham armas de fogo

O Senado aprovou a permissão para que moradores de áreas rurais tenham armas de fogo. Caso não haja recurso para votação no Plenário, a proposta (PLS 378/2017) segue para a análise da Câmara dos Deputados. A proposta, do senador Wilder Moraes (PP – GO), estabelece que pessoas com mais de 21 anos que morem em áreas rurais possam comprar uma arma de fogo, desde que comprovem bons antecedentes, endereço fixo e capacidade técnica e psicológica. A justificativa do senador foi o aumento da criminalidade no campo, já que os moradores das áreas não contam com a mesma proteção policial dos centros urbanos. O relator, senador Sérgio Petecão (PSD – AC), concordou com a permissão, e disse que hoje os produtores rurais são alvos fáceis para a criminalidade.

29/11/2017, 13h12 - ATUALIZADO EM 29/11/2017, 15h06
Duração de áudio: 02:29
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 51 itens. Na pauta, a PEC 29/2017, que disciplina distribuição de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Participam: 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU A PERMISSÃO PARA QUE MORADORES DE ÁREAS RURAIS TENHAM ARMAS DE FOGO. LOC: CASO NÃO HAJA RECURSO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO, A PROPOSTA SEGUE PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: A proposta, do senador Wilder Moraes, do PP goiano, permite que pessoas com mais de 21 anos que morem em áreas rurais comprem uma arma de fogo, desde que comprovem bons antecedentes, endereço fixo e capacidade técnica e psicológica. A justificativa do senador foi o aumento da criminalidade no campo, já que os moradores das áreas não contam com a mesma proteção policial dos centros urbanos. O relator, senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, concordou com a permissão, e disse que hoje os produtores rurais são alvos fáceis para a criminalidade. (Sérgio Petecão) Eu fiz questão de ouvir a população... aumentou muito. (Repórter) O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, protestou contra a mudança no Estatuto do Desarmamento. Segundo ele, o Atlas da Violência mostra que a maior parte dos assassinatos no País não são resultado da criminalidade, mas de brigas familiares, discussões banais e crimes passionais. (Lindbergh Farias) Esse projeto, uma pessoa do campo... claro que sim. (Repórter) Os senadores favoráveis à proposta responderam que não há permissão para o porte de armas, apenas para tê-la em casa. José Maranhão, do PMDB da Paraíba, acrescentou que não considera que simplesmente aumentar o número de armas vai inibir o crime, mas disse que hoje a população se sente indefesa. (José Maranhão) O que estimula o porte de armas a falta de fiscalização... o resultado é que tem uma população desarmada e indefesa e uma população armada marginal. (Repórter) O projeto foi aprovado de forma terminativa na Comissão de Constituição e Justiça, com 11 votos a favor, 5 contrários e uma abstenção. Ele segue diretamente para a Câmara dos Deputados, a não ser que seja apresentado um recurso para a análise em plenário, assinado por nove senadores.

Ao vivo
00:0000:00