CCT debate internet 5G com especialistas e representantes do setor — Rádio Senado
Comissões

CCT debate internet 5G com especialistas e representantes do setor

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) realizou audiência pública nesta quinta-feira (23) para debater a internet 5G com especialistas e representantes do setor. Em destaque a ampliação do acesso para as classes “C”, “D” e “E” e para a área rural. O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu o avanço na banda larga para garantir ao cidadão o direito a uma internet e uma telefonia móvel de melhor qualidade como estabelece a lei. A conselheira da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Flávia Guimarães, destacou que o Fust – Fundo de Universalização de Serviços de Comunicação tem bilhões de reais para aplicar na criação de uma infraestrutura que universalize o acesso à internet.

23/11/2017, 16h37 - ATUALIZADO EM 23/11/2017, 17h38
Duração de áudio: 01:54
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza 4ª audiência pública integrante do Plano de Trabalho de avaliação da Política Nacional de Banda Larga, destinada a debater o tema “Tendências, Desafios e Obstáculos à Internet 5G, a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial”.

Mesa:
vice-presidente Executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Carlos Duprat;
vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Alberto Paradisi;
presidente eventual da CCT, senador Jorge Viana (PT-AC);
conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Demi Getschko;
conselheira da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Flávia Lefèvre Guimarães;
presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Basílio Perez.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEBATEU A INTERNET 5G COM ESPECIALISTAS E REPRESENTANTES DO SETOR. LOC: ENTRE OS PONTOS DESTACADOS, A AMPLIAÇÃO DO ACESSO PARA AS CLASSES “C”, “D” E “E”, E PARA A ÁREA RURAL. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: O Brasil é a oitava maior economia do mundo, mas, quando se trata de tecnologia, cai para a sexagésima nona posição. Segundo o Índice Global de Inovação, a baixa colocação ocorre porque apenas 54 por cento da população têm acesso à internet. Para debater as tendências e desafios à internet 5G, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, a Comissão de Ciência e Tecnologia solicitou audiência pública com especialistas do setor. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, defendeu o avanço na banda larga para garantir ao cidadão o direito à conexão de qualidade. (Jorge) Para que a gente possa ter uma internet de melhor qualidade, uma comunicação de melhor qualidade, uma telefonia móvel de qualidade como estabelece a lei e ao mesmo tempo a gente possa ter uma segurança de infraestrutura que é tão necessária. (Repórter) Conselheira da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Flávia Guimarães destacou que falta maior atuação e investimento do governo na ampliação do acesso à internet, principalmente nas classes sociais C, D e E e também nas áreas rurais. (Flávia) Infelizmente as políticas não saem do papel. É falta de recurso público? Também na nossa avaliação, porque nós pagamos esse tributo, não é, porque a gente tem bilhões em média recolhidos a serem utilizados para universalização do acesso à internet. (Repórter) O representante do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Alberto Paradisi, afirmou que o mundo passa por uma revolução tecnológica e, por isso, a internet hoje é tão fundamental. (Paradisi) Na verdade o futuro vai ser muito mais pautado pela tecnologia, porque nós estamos num momento de transformação, que integra pessoas, processos, dados e assim por diante. (Repórter) A Política Nacional de banda larga foi o tema escolhido pelo colegiado para ser debatido ao longo do ano. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00