Taxistas poderão ter redução no imposto de renda por cinco anos
Taxistas poderão ter redução no Imposto de Renda por cinco anos. É o que prevê um projeto de lei (PLS 430/2017) apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSDB – MA). Caso o projeto seja aprovado em 2018, a renúncia fiscal será de 68 milhões de reais no primeiro ano.
Transcrição
LOC: TAXISTAS PODERÃO TER REDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA POR CINCO ANOS.
LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DE LEI APRESENTADO NO SENADO. OS DETALHES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO.
TEC: O tradicional serviço de taxista vai encontrar cada vez maiores dificuldades se não se modernizar. Entre as principais ameaças estão os novos aplicativos de transporte particular como Uber e Cabify. O senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, apresentou um projeto de lei garantindo uma redução temporária do imposto de renda para os taxistas. Seria uma forma dos serviços tradicionais se adequarem à nova realidade de mercado. Caso o projeto seja aprovado em 2018, a renúncia fiscal será de 68 milhões de reais no primeiro ano.
(Rocha) O taxista, na declaração de imposto de renda dele, ao invés de declarar 60% dos seus ganhos brutos, declarar 30%.
(REP) O projeto de lei apresentado prevê o benefício tributário pelo prazo de cinco anos. Durante esse período os taxistas poderiam modernizar a maneira como oferecem seus serviços. Inclusive comprando carros mais novos e utilizando a internet.
(Rocha) E fazer com que o taxista, ele possa ter com essa desoneração a mais, essa vantagem a mais, ele tenha melhor condição de concorrência de mercado.
(REP) O projeto de lei está na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aguardando a apresentação de emendas. Da Rádio Senado, Floriano Filho.
PLS 430/2017