Comissão adia votação da MP que trata da devolução de valores indevidos pagos a servidores falecidos — Rádio Senado
Medidas Provisórias

Comissão adia votação da MP que trata da devolução de valores indevidos pagos a servidores falecidos

A votação da MP 788/2017, que trata da devolução de valores indevidos pagos a servidores falecidos, foi adiada para sete de novembro. No relatório, o senador Humberto Costa (PT-PE), sugeriu que o falecimento seja comprovado apenas com atestado de óbito. E declarou que “eu acho que isso tudo faz com que o projeto esteja muito mais fácil de ser executado”. A presidente da comissão mista, deputada Norma Ayub (DEM-ES), concedeu vista coletiva após pedido de dois parlamentares.

31/10/2017, 17h23 - ATUALIZADO EM 31/10/2017, 19h33
Duração de áudio: 01:32
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 788, de 2017, (regulamenta a restituição dos valores creditados indevidamente pelo governo para pessoas falecidas): Apreciação de relatório.

Mesa: 
presidente eleita da CMMPV 788/2017, deputada Norma Ayub (DEM-ES);
relator da CMMPV 788/2017, senador Humberto Costa (PT-PE).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A VOTAÇÃO DA MP 788, QUE TRATA DA DEVOLUÇÃO DE VALORES INDEVIDOS PAGOS A SERVIDORES FALECIDOS, FOI ADIADA PARA 7 DE NOVEMBRO. LOC: NO RELATÓRIO, O SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, SUGERIU QUE O FALECIMENTO SEJA COMPROVADO APENAS COM ATESTADO DE ÓBITO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: Após a leitura do relatório, foi adiada para 7 de novembro a votação da medida provisória que autoriza a restituição ao governo de valores creditados indevidamente em bancos a pessoas que tenham falecido, como aposentados e pensionistas. O relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, disse que apenas aperfeiçoou o texto original. Ele sugeriu, por exemplo, que na comprovação do falecimento seja apresentado apenas o atestado de óbito. (HUMBERTO) Nós fizemos um relatório apenas aperfeiçoando alguns pontos onde havia algumas imprecisões. Nós ampliamos alguns prazos. Nós colocamos claramente que o único tipo de confirmação de óbito teria que ser a certidão de óbito. E eu acho que isso tudo faz com que o projeto esteja muito mais fácil de ser executado. (REP): A presidente da comissão mista, deputada Norma Ayub, do Democratas do Espírito Santo, concedeu vista coletiva após pedido de dois parlamentares. Na avaliação do governo, a Medida Provisória 788 pode acelerar a devolução aos cofres públicos de 600 milhões de reais em créditos indevidos. De acordo com o texto, caberá ao governo informar à instituição financeira a quantia que deve ser estornada e os bancos terão que bloquear imediatamente os valores e em 45 dias, devolve-la. Caso a proposta seja aprovada pela comissão mista, será analisada pelos plenários da Câmara e do Senado. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini. MP 788/2017

Ao vivo
00:0000:00