Senado vai acompanhar medidas do Ministério da Saúde para garantir tratamento de doenças raras — Rádio Senado
Saúde

Senado vai acompanhar medidas do Ministério da Saúde para garantir tratamento de doenças raras

O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima, na companhia de outros senadores, recebeu, nesta quarta-feira (25), em audiência, o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele veio ao Senado explicar as medidas que estão sendo adotadas pelo ministério para dar assistência aos portadores de doenças raras. O Senado vai acompanhar as ações governamentais para tratamento desses pacientes. Os senadores solicitaram explicações sobre os atrasos na entrega de medicamentos. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) disse que as medidas adotadas pelo ministério para melhorar a gestão podem ter contribuído “para o desabastecimento, sobretudo com o objetivo de baratear a compra desses medicamentos”, alertou.

25/10/2017, 20h19 - ATUALIZADO EM 25/10/2017, 21h17
Duração de áudio: 01:46
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reúne-se com o vice-presidente do Senado Federal, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), com portadores de doenças raras, representantes de associações, senadores e deputados. O encontro ocorre após a mobilização de Cássio pela continuidade do fornecimento de remédios feito pelo Ministério. 

Participam: 
portador de MPS e ativista na luta dos portadores de doenças raras no Brasil, Patrick Dorneles; 
pai de Patrick, Everton Dorneles Pires; 
senador Benedito de Lira (PP-AL); 
senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB); 
senador Dalírio Beber (PSDB-SC); 
senador Eduardo Lopes (PRB-RJ); 
senador Lasier Martins (PSD-RS); 
senador Lindbergh Farias (PT-RJ); 
senador Valdir Raupp (PMDB-RO); 
senadora Ana Amélia (PP-RS); 
senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) 

Foto: Jaciara Aires/Senado Federal
Jaciara Aires

Transcrição
LOC: O SENADO VAI ACOMPANHAR AS MEDIDAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA GARANTIR O TRATAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS RARAS. LOC: OS SENADORES REALIZARAM NESTA QUARTA-FEIRA UMA AUDIÊNCIA COM O MINISTRO RICARDO BARROS PARA OUVIR AS DETERMINAÇÕES DO GOVERNO SOBRE ATRASOS NA ENTREGA DE MEDICAMENTOS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. (Repórter) Os senadores pediram a regularização do fornecimento de remédios para pessoas com doenças raras. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse ter absoluta convicção de que não falta assistência para as pessoas que realmente precisam de medicamentos no país. Ele afirmou, ainda, que as compras estão em dia e que o ministério tem cumprido as decisões judiciais sobre casos específicos. (Ricardo Barros) “O Brasil, entre estados, municípios e União, gastou em 2016 7 bilhões só cumprindo decisões judiciais. Evidentemente isso se tornou um problema que precisa ser enfrentado e nós estamos fazendo esse enfrentamento, mas evidentemente existem reações. Tenho a absoluta convicção de que as pessoas que precisam do medicamento têm a assistência do ministério.” (Repórter) O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, vice-presidente do Senado, disse que a ausência de continuidade na entrega dos medicamentos pode levar à morte. (Cássio Cunha Lima) “O Ministério adotou uma série de melhorias de gestão que podem ter contribuído para o desabastecimento, sobretudo com o objetivo de baratear a compra desses medicamentos. Mas não podemos só monetarizar essa situação, é preciso ter um logística onde o medicamento não falte jamais, que tenha estoque regulador e continuidade permanente dos tratamentos e é isso que se espera que se possa conseguir com essa mobilização do que o Senado fez.” (Repórter) Foi criada uma subcomissão especial no Senado para aprimorar a legislação e propor iniciativas para a defesa dos direitos das pessoas com doenças raras. A comissão destinou uma de suas quatro emendas orçamentárias para que o Ministério da Saúde arque com as despesas com medicamentos para essas doenças. Mais de 13 milhões de brasileiros possuem algum tipo de doença rara.

Ao vivo
00:0000:00