CRE aprova verbas no Orçamento para novo cargueiro, submarinos, desporto militar e Sistema de Defesa Estratégico — Rádio Senado
Orçamento

CRE aprova verbas no Orçamento para novo cargueiro, submarinos, desporto militar e Sistema de Defesa Estratégico

Verbas para a construção de um cargueiro que vai substituir o Hércules C-130, para a construção de submarinos convencionais, para o desporto militar e para Sistema de Defesa Estratégica. Essas foram as emendas ao orçamento aprovadas pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE). A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, no entanto, lamentou que nem sempre o Orçamento vire realidade.

19/10/2017, 11h42 - ATUALIZADO EM 19/10/2017, 11h51
Duração de áudio: 02:23
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: VERBAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CARGUEIRO QUE VAI SUBSTITUIR O HÉRCULES C-130, PARA A CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS CONVENCIONAIS, PARA O DESPORTO MILITAR E PARA SISTEMA DE DEFESA ESTRATÉGICA. LOC: ESSAS FORAM AS EMENDAS AO ORÇAMENTO APROVADAS PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: As emendas ao orçamento foram definidas pelos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional com base em pedidos das Forças Armadas. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, no entanto, lamentou que nem sempre o Orçamento vire realidade. (Ana Amélia): Com um protesto porque deveria ser muito mais recurso para o orçamento e lamentavelmente nem esse vai ser executado. De qualquer maneira é um gesto que formalmente temos que fazer. (REP): Flexa Ribeiro, senador do PSDB do Pará, foi outro a reclamar das dificuldades de caixa do País. (Flexa Ribeiro): Todas as ações são importantes e aqui, como disse a senadora Ana Amélia, temos que torcer para que elas possam se tornar realidade. (REP): O relator das emendas, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, se mostrou otimista. Ele disse que o projeto de lei orçamentária foi elaborado com uma perspectiva de crescimento da economia de 2% no ano que vem. E economistas estão revisando esse número para mais de 3%. (Valdir Raupp): O relator de receitas já acha que vai poder a crescer em torno de 40 a 50 bilhões de reais, então quem sabe essas emendas – já teve alguns anos, na época das vacas gordas, que algumas emendas de comissões eram aplicadas quase que na integralidade em algumas áreas. Principalmente áreas importantes como essa que essa comissão está aprovando neste momento na área de Defesa Nacional: Marinha, Exército, Aeronáutica e assim por diante. (REP): O presidente da CRE, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, destacou que a arrecadação do governo no mês de agosto cresceu 6% em relação a 2016, fato que dá esperança de que os investimentos aprovados pela comissão saiam do papel. (COLLOR) Sobretudo nessa área de da Defesa que é de fundamental importância porque envolve não somente a questão da Defesa, mas também a incorporação e desenvolvimento de tecnologia genuinamente brasileira e para que as nossas forças armadas também estejam devidamente aparelhadas para cumprir a sua missão constitucional (REP): Os valores aprovados pela CRE foram: 650 milhões de reais para o cargueiro tático militar KC-390, que vai substituir o Hércules C-130; 30 milhões para o Desenvolvimento do Desporto Militar e ao Esporte Nacional; 180 milhões para a Implantação do Sistema de Defesa Estratégico Astros 2020, e 300 milhões para a construção de submarinos convencionais.

Ao vivo
00:0000:00