Série “Na defesa – Uma discussão sobre pós-graduação” ganha Prêmio Estácio de Jornalismo — Rádio Senado
Educação

Série “Na defesa – Uma discussão sobre pós-graduação” ganha Prêmio Estácio de Jornalismo

A Rádio Senado ganhou nesta quinta-feira (05) o prêmio Estácio de Jornalismo - categoria Rádio Nacional - com a série de reportagens Na defesa - uma discussão sobre pós-graduação. A reportagem mostra as histórias de professores e estudantes de mestrado e doutorado e os desafios de se concluir uma pós-graduação.

06/10/2017, 13h42 - ATUALIZADO EM 09/10/2017, 11h46
Duração de áudio: 02:39

Transcrição
LOC: A RÁDIO SENADO GANHOU NESTA QUINTA-FEIRA O PRÊMIO ESTÁCIO DE JORNALISMO - CATEGORIA RÁDIO NACIONAL - COM A SÉRIE DE REPORTAGENS "NA DEFESA - UMA DISCUSSÃO SOBRE PÓS-GRADUAÇÃO". LOC: A REPORTAGEM MOSTRA AS HISTÓRIAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE MESTRADO E DOUTORADO E OS DESAFIOS DE SE CONCLUIR UMA PÓS-GRADUAÇÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: A série de reportagens “Na Defesa – Uma discussão sobre pós-graduação”, do jornalista Rodrigo Resende, da Rádio Senado, conquistou o Prêmio Estácio de Jornalismo 2017, na categoria Rádio Nacional. Com uma abordagem original, os cinco programas mostram as dificuldades e desafios enfrentados por professores e mais de 200 mil estudantes de mestrado e doutorado para se concluir uma pós-graduação no país. O programa revela as principais preocupações enfrentadas pelos pesquisadores, como a escolha do tema, a falta de motivação, de recursos e de tempo e até mesmo o sentimento de incapacidade frente aos desafios acadêmicos. Especialistas e senadores também discutem os efeitos desta chamada “pressão acadêmica” sobre a saúde física e mental dos estudantes. A professora Marina Legroski, doutora em Línguística e professora de Universidade Estadual de Ponta Gross, diz no programa que o processo acadêmico pode ser extremamente pesado: (Marina) – “E pra mim era muito pesado e aquela coisa, você sente que é só com você que está acontecendo. E eu tive a sorte de ter amigos quando mais eu podia me abrir, os meus amigos se sentiam assim também. Muitos amigos tinham o sentimento de “eu não correspondo as expectativas. Eu não nunca vou ser ninguém” “eu nunca vou publicar” “os professores são muito melhores do que eu”. (REP) O jornalista Rodrigo Resende teve a ideia da reportagem durante o mestrado em Educação, na Universidade de Brasília, ao ouvir os desabafos dos colegas sobre a vida de estudante. Quando o programa foi ao ar, o próprio Rodrigo admite que ficou impressionado com a grande repercussão nas redes sociais, já que a reportagem foi compartilhada mais de 1000 vezes no Facebook. (Rodrigo) “Esta repercussão foi muito grande um tema que parece escondido, né? Mas gente vê que realmente tem interesse e como a educação é variada. A gente tem vários problemas a serem abordados na educação. E acho que até um dos méritos para ganhar este prêmio foi exatamente este. Achar um ponto tão em comum neste universo da educação. Mas que precisa ser tratado também” (Rep) A Série de Reportagens premiada pode ser acessada na página da Rádio Senado na internet, no endereço www.senado.leg.br/radio.

Ao vivo
00:0000:00