Brasileiros residentes na Itália terão direito automático a carteira de motorista italiana — Rádio Senado
CRE

Brasileiros residentes na Itália terão direito automático a carteira de motorista italiana

Um acordo vai permitir que brasileiros residentes na Itália troquem automaticamente suas carteiras de motorista pela habilitação italiana. A medida (PDS 172/2017) foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) nesta quinta-feira (05). Segundo a senadora Ana Amélia (PP – RS) turistas e residentes por menos de um ano nos dois países continuarão a usar suas carteiras acompanhadas de tradução juramentada ou a Permissão Internacional.

05/10/2017, 13h50 - ATUALIZADO EM 05/10/2017, 13h59
Duração de áudio: 01:39
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião com 3 itens. Na pauta, o PDS 172/2017, referente acordo de reconhecimento de carteiras de habilitação entre Brasil e Itália.

À mesa, presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Bancada:
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Pedro Chaves (PSC-MS);
senadora Ana Amélia (PP-RS);
senador Lasier Martins (PSD-RS).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: ACORDO VAI PERMITIR QUE BRASILEIROS RESIDENTES NA ITÁLIA TROQUEM AUTOMATICAMENTE SUAS CARTEIRAS DE MOTORISTA PELA HABILITAÇÃO ITALIANA. LOC: A MEDIDA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. DETALHES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Brasil e Itália adotaram a Convenção de Viena sobre Trânsito em 1968. Ainda assim, o governo italiano tem exigido a habilitação daquele país para os brasileiros residentes há mais de um ano na Itália. Isto significa prestação de exames e pagamento de taxas. A Itália já assinou cerca de 50 acordos internacionais para reconhecimento recíproco da carteira de motorista, como o aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, explicou que turistas e residentes por menos de um ano nos dois países continuarão a usar suas carteiras acompanhadas de tradução juramentada ou a Permissão Internacional. (Ana Amélia) para os brasileiros e italianos que residam legalmente há menos de quatro anos na Itália ou no Brasil, respectivamente, este acordo irá possibilitar o requerimento da conversão de sua carteira de habilitação sem a necessidade de se submeter a novos exames teóricos e práticos de condução. (Repórter) A comissão também aprovou um acordo educacional com a Irlanda, relatado pelo senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais. (Antonio Anastasia) a Irlanda tem sido um dos países mais procurados por estudantes brasileiros, não só no nível universitário, mas também para o aperfeiçoamento da língua inglesa, tendo em vista o custo relativamente mais baixo. (Repórter) Outro item da pauta aprovado foi um acordo cultural com o governo de São Vicente e Granadinas, no Caribe. Da Rádio Senado, Floriano Filho. PDS 172/2017, PDS 162/2017, PDS 161/2017.

Ao vivo
00:0000:00