Aumenta número de mulheres que sofreram violência doméstica, aponta pesquisa do Observatório da Mulher — Rádio Senado
Mulher

Aumenta número de mulheres que sofreram violência doméstica, aponta pesquisa do Observatório da Mulher

O Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado divulgou pesquisa bianual que aponta um aumento nos relatos de agressões às mulheres. Os dados foram obtidos pelo Ministério da Saúde e em entrevistas feitas com mais de mil mulheres de todos os estados do Brasil. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher no Senado, vê uma relação do aumento dos casos com a crise econômica. “A gente vive um momento de muita dificuldade no Brasil, uma crise econômica que leva mais de 14% da população ao desemprego e isso faz com que famílias se desestruturem e nesses casos, a mulher e as crianças são sempre as primeiras vítimas”, analisou.

13/09/2017, 20h46 - ATUALIZADO EM 13/09/2017, 22h15
Duração de áudio: 02:12
No Brasil, a população feminina ultrapassou 103 milhões de mulheres em 2014. Uma em cada cinco, considera já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido” (Fundação Perseu Abramo, 2010).
 
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O OBSERVATÓRIO DA MULHER CONTRA A VIOLÊNCIA DIVULGOU PESQUISA BIANUAL QUE APONTA UM AUMENTO NOS RELATOS DE AGRESSÕES ÀS MULHERES. LOC: OS DADOS FORAM OBTIDOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E EM ENTREVISTAS FEITAS COM MAIS DE MIL MULHERES DE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: A cada dois anos, o Observatório da Mulher contra a Violência, em parceria com o DataSenado faz uma pesquisa com mais de mil mulheres brasileiras sobre violência doméstica ou familiar. Ao analisar os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e entrevistar mulheres de todos os estados brasileiros foi detectado um aumento nos relatos de agressões. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, Procuradora da Mulher no Senado, vê uma relação do aumento dos casos com a crise econômica: (VANESSA 0:25): A gente vive um momento de muita dificuldade no Brasil, uma crise econômica que leva mais de 14% da população ao desemprego e isso faz com que famílias se desestruturem e nesses casos, a mulher e as crianças são sempre as primeiras vítimas. (PENNA): Roberta Viegas, diretora do Observatório da Mulher contra a Violência, explicou que a pesquisa tem um grande nível de confiança técnica: (ROBERTA) A pesquisa é feita a 1.116 mulheres, em todos os estados da federação ponderadamente. Uma margem de confiança bem alta e uma margem de erro bem baixo. A primeira pergunta é: você já sofreu algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem? Desde a primeira edição da pesquisa, que é 2005, essa é a sétima edição, esse número sempre esteva na casa do 15 , 17 por cento... quando muito, 19. Mas era sempre em baixa, E de repente, saltou para 29%. Um aumento expressivo. (PENNA): Para a senadora Vanessa Grazziotin, a redução dos gastos na implantação de casas de apoio e em uma rede de proteção às mulheres, agravou o quadro: (VANESSA): O Congresso Nacional aprovando a LDO, deu uma prioridade a equipar a Secretaria das Mulheres para que ela pudesse desenvolver essas ações de enfrentamento e combate à violência contra a mulher. E simplesmente foi vetado. (PENNA): A pesquisa foi feita entre 29 de março e 11 de abril. O estado com maior índice proporcional de violência contra a mulher é Roraima, com 9,5 casos em cada 100 mil habitantes, seguido por Goiás, com 8,4 e Alagoas, com 7,4. A pesquisa completa pode ser acessada em www.senado.gov.br/datasenado . Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00