CPI do BNDES aprova convocação de Luciano Coutinho e Guido Mantega — Rádio Senado
Comissões

CPI do BNDES aprova convocação de Luciano Coutinho e Guido Mantega

A CPI do BNDES aprovou a convocação do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ex-presidente do banco, Luciano Coutinho. A convocação do ex-presidente Lula chegou a ser aprovada mas foi revista após acordo com o presidente da Comissão.

12/09/2017, 22h28 - ATUALIZADO EM 13/09/2017, 11h46
Duração de áudio: 01:46
CPI do BNDES (CPIBNDES) realiza audiência pública sobre o tema objeto da comissão com convidado especificado no Requerimento nº 2/2017.

Mesa:
presidente da CPIBNDES, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); 
relator da CPIBNDES, senador Roberto Rocha (PSB-MA).

Bancada:
senador Lasier Martins (PSD-RS).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: CPI DO BNDES APROVA CONVOCAÇÃO DE EX-MINISTRO DA FAZENDA E DE EX-PRESIDENTE DO BANCO. LOC: A CONVOCAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA CHEGOU A SER APROVADA MAS FOI REVISTA APÓS ACORDO COM O PRESIDENTE DA COMISSÃO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. TÉC: Os senadores da CPI do BNDES aprovaram a convocação do ex-presidente do Banco, Luciano Coutinho e do ex-ministro da fazenda, Guido Mantega. A convocação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva também foi aprovada, mas gerou debate no colegiado. O senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul, que apresentou os requerimentos, defendeu as aprovações: (Lasier) “para que se de rijo naquilo que interessa, sem maiores rodeios com relação a setores financeiros do banco, para ir de imediato ao ponto principal que é “irregularidades no BNDES” (REP) Após declarações dos senadores do PT, Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro e Paulo Rocha, do Pará, o presidente da CPI, senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, anunciou um acordo excepcional, e retirou a convocação de Lula: (Davi Alcolumbre) “De maneira muito excepcional conversei com vice-presidente da comissão e conversei com o senador relator Roberto Rocha e de maneira, volto a repetir, excepcional, vamos retirar este requerimento e acatar essa solicitação encaminhada pelos senadores que aqui me antecederam (REP) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, destacou a decisão de Alcolumbre e do relator da CPI, Senador Roberto Rocha, do PSB do Maranhão. Segundo Jorge Viana, a Comissão deve se focar em ouvir técnicos do BNDES para esclarecer as informações sobre o banco: (Jorge Viana) “Eu acho que não é o presidente Lula que vai esclarecer como é que andou o ex-presidente Lula com o BNDES. É trazendo o técnico, trazendo empresas é trazendo pessoas que operaram, que dirigiram o BNDES fazendo as perguntas certas. (REP) As datas das audiências com Luciano Coutinho e Guido Mantega ainda serão definidas. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00