Ataídes garante que CPMI da JBS não vai atrapalhar investigações da Lava Jato — Rádio Senado
Comissões

Ataídes garante que CPMI da JBS não vai atrapalhar investigações da Lava Jato

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai investigar a relação entre a empresa JBS e o BNDES não vai praticar vingança ou atrapalhar a Operação Lava Jato. O compromisso foi firmado pelo presidente do colegiado, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). Ele foi escolhido, nesta terça-feira (05), presidente da comissão. Ataídes Oliveira afirmou que o foco dos trabalhos da CPMI será investigar possíveis fraudes após as delações, tanto na compra de ações do grupo empresarial quanto de dólares.

05/09/2017, 19h45 - ATUALIZADO EM 05/09/2017, 21h25
Duração de áudio: 02:22
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das empresas JBS e J&F (CPMI da JBS) realiza reunião para instalação e eleição de presidente e vice-presidente.

Mesa:
senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO);
senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPMI QUE VAI INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE A EMPRESA JBS E O BNDES NÃO É PARA FAZER VINGANÇA OU ATRAPALHAR A OPERAÇÃO LAVA JATO. LOC: O COMPROMISSO FOI FIRMADO PELO PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADOR ATAÍDES OLIVEIRA, ESCOLHIDO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A delação de Joesley Batista e de outros diretores da megacorporação JBS denunciou o recebimento de propina por parte de centenas de parlamentares de vários partidos políticos em todos os estados brasileiros. Mas o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instalada para investigar a relação entre a JBS e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social afirmou que o objetivo dos deputados e senadores não é o de perseguir os acusadores. O senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, descartou qualquer possibilidade de retaliação ou tentativa de enfraquecer as instituições que conduzem a operação Lava Jato. (Ataídes) O objetivo desta CPMI não é, de forma alguma, alimentar um esquema de retaliação contra Joesley Batista e muito menos contra a Lava Jato. (REP) Ataídes Oliveira afirmou que o foco dos trabalhos da CPMI será investigar possíveis fraudes após as delações, tanto na compra de ações do grupo empresarial quanto de dólares. Também será investigado o destino das propinas pagas pela JBS e prejuízos que o BNDES possa ter sofrido com os empréstimos para o conglomerado empresarial. Pouco antes da instalação da comissão, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, avaliou que as investigações da Lava Jato não podem ser prejudicadas por eventuais erros individuais. (Eunício) Eu sou a favor das investigações, que ninguém tenha compromisso com o erro. Seja deste Poder, seja do Poder Judiciário, seja do Poder Executivo, seja até dos membros do próprio Ministério Público. (REP) A definição do relator da CPMI ficou para a próxima reunião, após consulta às lideranças partidárias do Senado e da Câmara. Os trabalhos do colegiado devem ser concluídos em até 120 dias. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00