CRE aprova a indicação de Laudemar Gonçalves Neto para embaixador do Brasil no Suriname — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova a indicação de Laudemar Gonçalves Neto para embaixador do Brasil no Suriname

A situação dos imigrantes brasileiros no Suriname só será resolvida após a ratificação de um acordo por aquele país que faz fronteira com os estados do Pará e do Amapá. Este foi um dos pontos levantados durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) que aprovou mais duas indicações para embaixadas brasileiras no exterior.

31/08/2017, 14h12 - ATUALIZADO EM 31/08/2017, 15h17
Duração de áudio: 01:32
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de indicados para a Embaixada na Armênia e Suriname. Logo depois, leitura de indicação para a Embaixada no Congo. 

Mesa: 
presidente da CRE, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
indicado para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República do Suriname, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SITUAÇÃO DOS IMIGRANTES BRASILEIROS NO SURINAME SÓ SERÁ RESOLVIDA APÓS A RATIFICAÇÃO DE UM ACORDO POR AQUELE PAÍS QUE FAZ FRONTEIRA COM OS ESTADOS DO PARÁ E DO AMAPÁ. LOC: ESTE FOI UM DOS PONTOS LEVANTADOS DURANTE SABATINA EM COMISSÃO DO SENADO QUE APROVOU MAIS DUAS INDICAÇÕES PARA EMBAIXADAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR. DETALHES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou a indicação de Laudemar Gonçalves Neto para embaixador do Brasil no Suriname. O diplomata explicou que a comunidade brasileira naquele país é basicamente formada por garimpeiros com pouca instrução. Quando aumenta o preço do ouro, mais brasileiros cruzam a fronteira. Esses trabalhadores já foram mais de 40 mil. Segundo Laudemar, o governo estima que de 15 mil a 30 mil brasileiros morem no Suriname atualmente. ( Laudemar Gonçalves Neto) Obviamente, por conta dessa situação, acaba havendo ocorrência de permanência irregular no país. Um acordo assinado em 2004 para regularizar a situação da comunidade brasileira ainda não foi ratificado pelo Suriname. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, defendeu que aumento do comércio poderia fortalecer a relação entre os dois países também em outros setores. (Flexa Ribeiro) a troca bilateral é (...) muito mais de exportação do que de importação. Quanto à importação do Brasil, a balança é favorável ao nosso País, mas muito pequena ainda. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores também aprovou o nome do diplomata Agemar de Mendonça como próximo embaixador brasileiro na Armênia. Os dois nomes ainda precisarão ser confirmados pelo plenário do Senado.

Ao vivo
00:0000:00