CRA debate Plano Safra 2017/2018 — Rádio Senado
Comissões

CRA debate Plano Safra 2017/2018

30/08/2017, 21h40 - ATUALIZADO EM 30/08/2017, 21h40
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública interativa sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018.

Mesa:
Superintendente Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi;
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO); 
diretor Substituto do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antonio Moraes.

Foto: Roque de Sá /Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DEBATEU O PLANO SAFRA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA. LOC: OS PARTICIPANTES AFIRMARAM QUE A PRODUÇÃO DE CARNE E GRÃOS SERÁ SUPERIOR A DE 2016. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC. A Comissão de Agricultura recebeu representantes do Ministério da Agricultura e do setor produtivo para discutir o Plano Safra 2017/2018. O representante da Confederação Nacional da Agricultura, Bruno Lucci, afirmou que o número de pedidos de crédito para o inicio da safra foi superior ao do ano passado, mas alguns produtores encontram problemas nas agências por desconhecimento dos gerentes dos bancos sobre as linhas de crédito. Já o representante do Ministério da Agricultura, Antônio Moraes, explicou que o governo priorizou taxas de juros baixas para áreas estratégicas, como a inovação tecnológica agrícola e investimentos em armazenagem. Antônio Moraes disse ainda que a expectativa é o aumento de 28 por cento na produção de carne bovina e 27 por cento de aumento na produção de aves para o próximo ano o que prova que o setor é capaz de crescer mesmo em momentos de crise. (Antonio Moraes) “Retrata a força a pujança e a competitividade e capacidade produtiva em termos de produção e exportação da agricultura brasileira, inclusive na capacidade de enfrentar adversidades como estamos enfrentando no momento”(Ana) Para o presidente da Comissão senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, os incentivos ao setor agrícola são fundamentais para a amenizar os efeitos da crise. (Ivo Cassol) O Brasil é um país que produz alimentos. Rondônia não é diferente, tanto que a crise assola todo pais, MS não é diferente. Nós produzimos proteína, produzimos grão. Então por mais que a crise esteja em nossos estados, o efeito é menor. (Ana) O ministro da Agricultura Blairo Maggi já veio à comissão apresentar o plano Safra, mas, segundo o senador Ivo Cassol, muito produtores rurais ainda tinham dúvidas sobre detalhes do programa e, por isso, ele requisitou a audiência. Os cidadãos puderam participar da reunião por meio de perguntas enviadas pelo serviço e-cidadania. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos.

Ao vivo
00:0000:00