Comissões realizam audiência em Cuiabá para debater transporte e logística — Rádio Senado
Audiência pública

Comissões realizam audiência em Cuiabá para debater transporte e logística

Para se tornar mais competitivo internacionalmente, o Brasil precisa investir mais na infraestrutura de transportes. Inclusive em ferrovias e hidrovias, que barateiam o custo do frete. Essa foi uma das questões levantadas durante audiência pública do senado sobre logística, realizada nesta segunda-feira (07), pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) na capital do Mato Grosso, Cuiabá. Segundo o senador Wellington Fagundes (PR – MT), o estado tem o maior custo rodoviário do país.

07/08/2017, 14h16 - ATUALIZADO EM 07/08/2017, 14h54
Duração de áudio: 02:15
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência interativa para debater a reforma trabalhista.

(E/D):
senadora Kátia Abreu (PMDB-TO);
senador Pedro Chaves (PSC-MS);
senador Lindbergh Farias (PT-RJ); 
senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em pronunciamento;
senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE);
senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
 
Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: PARA SE TORNAR MAIS COMPETITIVO INTERNACIONALMENTE, O BRASIL PRECISA INVESTIR MAIS NA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. INCLUSIVE EM FERROVIAS E HIDROVIAS, QUE BARATEIAM O CUSTO DO FRETE. LOC: ESSA FOI UMA DAS QUESTÕES LEVANTADAS DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO SENADO SOBRE LOGÍSTICA, REALIZADA NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM CUIABÁ. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O Estado de Mato Grosso é um dos que mais contribuem com a balança comercial brasileira. A maior parte da produção de commodities como soja e milho produzida no estado é exportada. Entre os maiores clientes está a China. Mas o custo do transporte dos produtos agrícolas brasileiros importados pelos chineses é quase três vezes maior do que pagam os exportadores dos Estados Unidos. O custo norte-americano também sai menor por ter mais redes ferroviárias e hidroviárias, que barateiam o frete. O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário – mais caro e menos eficiente. A má conservação das estradas, além de elevar custos, causa centenas de acidentes a cada ano. Durante a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado realizada em Cuiabá, o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, disse que Mato Grosso ainda tem muitas terras para desenvolver, sem afetar o meio-ambiente. Mas será necessário investir em meios de transporte com melhor relação custo-benefício. Inclusive para diversificar as exportações. ( Edeon Vaz Ferreira) Quando nós tivermos essas ferrovias em funcionamento, elas não vão trabalhar só com grãos. Elas vão viabilizar o transporte de minérios. (Repórter) Segundo o Banco Mundial, a ineficiência do custo de transporte no Brasil equivale a 6% do Produto Interno Bruto. O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, afirmou durante a audiência que o estado tem o maior custo rodoviário do país. (Wellington) Mesmo com todas essas (...) dificuldades, nós ainda conseguimos ser o maior exportador das commodities agrícolas do Brasil. (Repórter) Durante a audiência em Cuiabá foram assinados termos para construção de pontes em Mato Grosso e de duplicação de trechos na rodovia BR-163

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