CRE aprova acordo que facilita comércio sobre produtos pesqueiros com outros países da América Latina e Caribe — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova acordo que facilita comércio sobre produtos pesqueiros com outros países da América Latina e Caribe

Aprovado o acordo que facilita o comércio e a troca de informações sobre produtos pesqueiros com outros países da América Latina e Caribe. Segundo o senador Jorge Viana (PT – AC), nos últimos anos o Brasil tem avançado na reprodução de peixes em cativeiro. Mas afirmou que ainda existem grandes oportunidades para crescimento no setor e integração comercial com outros países. A votação aconteceu na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), que também aprovou nesta quinta-feira (13) o Acordo Internacional do Cacau.

13/07/2017, 13h44 - ATUALIZADO EM 13/07/2017, 14h20
Duração de áudio: 02:23
Sindipi

Transcrição
LOC: APROVADO O ACORDO QUE FACILITA O COMÉRCIO E A TROCA DE INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS PESQUEIROS COM OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATNA E CARIBE. LOC: A VOTAÇÃO ACONTECEU NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO, QUE TAMBÉM APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA O ACORDO INTERNACIONAL DO CACAU. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TEC: Em 2015 o pescado de cativeiro superou a pesca predatória no mundo, segundo pesquisa da Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas. O Brasil, com mais de oito mil quilômetros de litoral e 12% da água doce no planeta, só participa com 1% da produção mundial do produto. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou por unanimidade o acordo internacional sobre troca de informações e comercialização de pescado na América Latina. Segundo o senador Jorge Viana, do PT do Acre, nos últimos anos o Brasil tem avançado na reprodução de peixes em cativeiro. Mas afirmou que ainda existem grandes oportunidades para crescimento no setor e integração comercial com outros países. (Jorge) No caso do Brasil, 40% da pesca (...) é da criação e o PIB é de 5 bilhões de reais (...). Envolve mais de 800 mil profissionais, mas o potencial de crescimento é enorme. Durante a reunião também foi aprovado o acordo internacional do cacau assinado em 2010 por mais de 50 países. O Brasil está entre os seis maiores produtores da principal matéria-prima do chocolate. O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, leu o relatório aprovado pela Comissão e enfatizou a principal vantagem do acordo. (Armando) Aproximar países produtores e consumidores do produto em prol tanto dos aspectos econômicos envolvidos, quanto do aprofundamento dos laços de amizade. Na parte final da reunião, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, fez um balanço do semestre. A nova lei de migração, o acordo com a Argentina sobre o aquífero Guarani, e os tratados de investimento com o México e com o Chile foram alguns dos temas destacados. A comissão também aprovou os nomes dos indicados como futuros embaixadores brasileiros em Gana e no México.

Ao vivo
00:0000:00