Dados de internet móvel não utilizados no mês podem ser acumulados para uso futuro — Rádio Senado
Projeto

Dados de internet móvel não utilizados no mês podem ser acumulados para uso futuro

Dados de internet móvel não utilizados no mês podem ser acumulados para uso futuro. É o que prevê projeto de lei (PLS 110/2017) aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT). O autor do projeto, senador Dário Berger (PMDB – SC), quer corrigir o que ele considera uma distorção na relação entre consumidores e operadoras de telefonia celular. Hoje, quando o volume de dados contratados acaba, a operadora corta a internet, mas quando o consumo é menor, o consumidor perde o saldo. Agora a matéria segue para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

05/07/2017, 12h42 - ATUALIZADO EM 05/07/2017, 16h17
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 32 itens. Na pauta, o PLC 201/2015, que destina 1% da arrecadação de loterias para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em seguida, análise das emendas à LDO.

Mesa:
presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA);
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: DADOS DE INTERNET MÓVEL NÃO UTILIZADOS NO MÊS PODEM SER ACUMULADOS PARA USO FUTURO. LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. AGORA A MATÉRIA SEGUE PARA A COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O autor do projeto, senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, quer corrigir o que ele considera uma distorção na relação entre consumidores e operadoras de telefonia celular. Hoje, quando o volume de dados contratados acaba, a operadora corta a internet, mas quando o consumo é menor, o consumidor perde o saldo. (Dário Berger) “Dois pesos e duas medidas! Na verdade, o inverso não é verdadeiro. Parece um projeto bastante simples, mas ele tem um alcance social impressionante porque são milhões de brasileiros que são atingidos por essa questão e que não têm o direito à compensação”. (Repórter) São 242 milhões de celulares no Brasil, segundo a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, com dados de fevereiro de 2017, como informou o senador Dário Berger. Pela proposta inicial, o saldo de dados poderia ser usado quando o consumidor quisesse. Mas o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, relator da matéria na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Inovação e Informática, que é presidente do colegiado, definiu que o consumidor terá até dois meses para consumir o saldo excedente. (Otto Alencar) “Em discussão com as empresas de telefonia móvel, elas colocaram a situação, senador Dário Berger, de que esse saldo tinha que ter um período determinado para utilização pela dificuldade que teriam de verificar esse saldo. Modificamos o projeto: se o consumidor não utiliza, ele teria dois meses para utilizar”. (Repórter) Agora, a proposta será examinada pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

Ao vivo
00:0000:00