Equilibrar gastos previdenciários é um dos principais desafios no combate ao trabalho infantil — Rádio Senado
Parlasul

Equilibrar gastos previdenciários é um dos principais desafios no combate ao trabalho infantil

04/07/2017, 21h25 - ATUALIZADO EM 04/07/2017, 21h25
Duração de áudio: 02:28
Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) realiza reunião deliberativa com 4 itens. Entre eles, a MSG 234/2016, referente ao texto do Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul. 

À bancada em pronunciamento, deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE). 

Mesa: 
presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado Celso Russomanno (PRB-SP); 
presidente da Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social do Parlamento do Mercosul, deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: EQUILIBRAR OS GASTOS PREVIDENCIÁRIOS É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. LOC: ESTA FOI UMA DAS QUESTÕES DEBATIDAS NESTA TERÇA-FEIRA DURANTE O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA DO PARLAMENTO DO MERCOSUL. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A informalidade no mercado de trabalho e a pobreza são dois fatores que ainda afetam milhões de famílias em países do Mercosul. Uma consequência negativa dessa realidade é a contribuição previdenciária abaixo do potencial. Como resultado, o sistema tem dificuldades de garantir a proteção de crianças e adolescentes que se veem forçados a trabalhar para ajudar no sustento próprio e da família. Durante o seminário internacional do Parlamento do Mercosul, o Parlasul, a deputada argentina Ana Maria Corradi assumiu o compromisso de lutar contra o trabalho infantil na região. (Ana) Nosso compromisso é de contribuir de alguma maneira para ir erradicando o trabalho infantil que está presente em todos os países que formam parte do Mercosul. Representantes de governos e parlamentares debateram alternativas para combater o problema e preparar os jovens para ingressar no Regime Geral de Previdência Social. Benedito Brunca representou o ministério da Fazenda. (Benedito) Faz parte desse processo de políticas de caráter educacional, assistencial, enfim, proteger essas crianças para que elas cheguem a essa idade possível de estar fazendo filiação ao Regime Geral em plenas condições, e não (...) estar exposto a uma condição de trabalho indevida e perigosa em muitas das situações. Para o deputado paraguaio José Torres as políticas públicas adotadas no Mercosul deveriam ser pensadas no longo prazo, independentemente dos partidos que chegam ao poder. (José) É o que sofremos no Mercosul. Cada novo governo que começa, vem com uma visão diferente. O presidente da Comissão de Trabalho do Parlasul, deputado Rômulo Gouveia, do PSD da Paraíba, defendeu a cooperação entre os países da região, mas reconheceu que existem realidades distintas no bloco. (Rômulo) (...) Cada um com suas características. (…) O Brasil também às vezes tem alguns avanços que outros países não têm. (REP) As regiões de fronteira estão entre as mais críticas para o trabalho infantil no Mercosul. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00