CRE debate situação de refugiados de conflitos do Oriente Médio — Rádio Senado
Comissões

CRE debate situação de refugiados de conflitos do Oriente Médio

03/07/2017, 21h24 - ATUALIZADO EM 03/07/2017, 21h24
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza ciclo de debates: "O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?" 8º Painel: Migração e Refugiados: Convidados Indesejados ou Oportunidade de Desenvolvimento?

Mesa:
professor da Universidade de São Paulo (USP), André de Carvalho Ramos;
presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), deputada Bruna Furlan (PSDB-SP); 
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL);
oficial da Unidade de Proteção no Brasil da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Gabriel Gualano de Godoy;
professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Renato Zerbini.

Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Transcrição
LOC: A NOVA ONDA DE REFUGIADOS DE CONFLITOS DO ORIENTE MÉDIO E DA ÁSIA LEVOU A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES A ORGANIZAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA INTERATIVA PARA DEBATER O TEMA LOC: SEGUNDO OS DEBATEDORES O BRASIL CRESCEU COM A IMIGRAÇÃO E DEVE VER A VINDA DE REFUGIADOS COMO UMA OPORTUNIDADE. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: Os conflitos na Síria, Sudão, Etiópia e Afeganistão criaram uma nova leva de refugiados de guerra que buscam abrigo em diversos países, inclusive no Brasil. Sobre este assunto, a Comissão de Relações Exteriores do Senado promoveu o oitavo painel sobre o Brasil e a nova ordem internacional. O presidente da comissão, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, destacou os pontos que motivaram a realização da audiência: (COLLOR): Oportunidade da inserção do estrangeiro para a economia e à sociedade brasileiras. A nova lei da imigração e a possibilidade de compra de terras brasileira por estrangeiros Oportunidade ou ameaça à soberania? (PENNA): Gabriel Godoy, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, falou sobre o crescimento do número de refugiados no mundo: (GODOY): Já são mais de 65 milhões e 600 mil deslocados no mundo, 22 milhões e meio são refugiados; 40 milhões e 300 mil são deslocados internos, 2 milhões e 800 mil são solicitantes de refúgio e 84% dessas pessoas pedem proteção em países em desenvolvimento. De 2015 para 2016 houve um aumento de 12% de refugiados principalmente da Síria, da República Democrática do Congo e do Paquistão. (PENNA): André de Carvalho Ramos, professor de Relações Internacionais da USP, lembrou que o Brasil foi construído com imigrantes: (RAMOS): A história brasileira é feita com base nas migrações. E isso mostra que o Brasil tem uma sociedade com qual deve se orgulhar, justamente pelo esforço dos imigrantes. Na realidade cumprir que essa observância pelo Brasil é benéfica para todos É benéfica para a sociedade brasileira, que ganha muitíssimo com a multiculturalidade, com o esforço dos migrantes para o desenvolvimento do Brasil. (PENNA): Também participaram da audiência o consultor do Senado Tarcísio Dal Maso Jardim e o professor Renato Zerbini do UniCEUB. O próximo painel da CRE deverá discutir o Meio Ambiente e as Relações Internacionais, no dia 17 de julho. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00