TCU alerta para déficit provocado por isenções fiscais — Rádio Senado
Economia

TCU alerta para déficit provocado por isenções fiscais

Ao entregar parecer da contabilidade do governo federal, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, alerta para o déficit provocado por isenções fiscais. O presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB – CE) diz que Congresso Nacional buscará uma solução para evitar rombos no Orçamento.

29/06/2017, 02h32 - ATUALIZADO EM 29/06/2017, 10h14
Duração de áudio: 02:00
Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro e Bruno Dantas visitam o presidente do Senado Federal senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para entrega do Relatório da Prestação de Contas do Governo - exercício 2016.

Participam:
presidente do Senado Federal senador Eunício Oliveira (PMDB-CE); 
presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ);
presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro;
ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Foto: Marcos Brandão/Agência Senado
Marcos Brandão / Agência Senado

Transcrição
LOC: AO ENTREGAR PARECER DA CONTABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL, MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ALERTA PARA O DÉFICIT PROVOCADO POR ISENÇÕES FISCAIS. LOC: PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE CONGRESSO NACIONAL BUSCARÁ UMA SOLUÇÃO PARA EVITAR ROMBOS NO ORÇAMENTO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Após a aprovação com ressalvas da contabilidade do governo federal de 2016, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, entregou ao Congresso Nacional o parecer a ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento. O relator, ministro Bruno Dantas, explicou que foram entregues dois documentos: um referente às contas da ex-presidente Dilma e outro do presidente Michel Temer. Segundo ele, as irregularidades encontradas nos dois balancetes não foram graves ao ponto de o TCU recomendar a rejeição como ocorreu em 2014 e 2015. Bruno Dantas afirmou que um dos problemas foi a política de isenção fiscal. Segundo ele, nos últimos 10 anos, diversos setores da economia, a exemplo do de automóveis e da linha branca, deixaram de pagar R$ 390 bilhões. Ao entregar o parecer, Bruno Dantas sugeriu que o Congresso Nacional reveja as isenções fiscais, que impactam no Orçamento e não têm um mecanismo para avaliar os benefícios trazidos para a população. (Bruno) Como vivemos um quadro dramático de queda de receita, quando consideramos essas concessões tributárias, isso é uma soma explosiva porque a arrecadação já está baixa e naquela pouca arrecadação, nós ainda temos concessão tributária. REP: O presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirmou que o Congresso Nacional deverá discutir um mecanismo que reveja as isenções fiscais. (Eunício) Esse é um assunto que o TCU nos levantou pela primeira vez. Obviamente, que vamos ter uma recomendação à Comissão de Orçamento para que as providências sejam tomadas para que esse e futuros governos tenham cuidado com o Orçamento e respeito às Leis e ao Congresso Nacional. REP: O parecer do TCU será votado pela Comissão Mista de Orçamento e pelo Plenário do Congresso Nacional. Da RS, HC.

Ao vivo
00:0000:00