CAE aprova projeto estabelece Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga — Rádio Senado
Proposta

CAE aprova projeto estabelece Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga

O Brasil deve ter uma Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. Isso é o que estabelece projeto de lei (PLS 222/2016) aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

O relator da matéria na Comissão, senador Armando Monteiro, (PTB – PE), defendeu a iniciativa destacando a importância de  apoiar quem vive nesse bioma.

22/06/2017, 11h30 - ATUALIZADO EM 22/06/2017, 14h35
Duração de áudio: 01:26
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência interativa para debater a reforma trabalhista.

(E/D):
senadora Kátia Abreu (PMDB-TO);
senador Pedro Chaves (PSC-MS);
senador Lindbergh Farias (PT-RJ); 
senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em pronunciamento;
senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE);
senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
 
Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O BRASIL DEVE TER UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA. LOC: É O QUE DIZ PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A proposta de uma Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga não cria novas despesas. Segundo o autor do projeto, senador Garibaldi Alves Filho, do PMDB do Rio Grande do Norte, ela apenas procura estabelecer princípios e diretrizes de atuação governamental, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, para organizar o uso e a proteção dos recursos naturais do bioma Caatinga. O texto também fala na cooperação com entes não-governamentais. O relator na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, defendeu a iniciativa. Ele falou que é importante apoiar quem vive nesse bioma. (Armando Monteiro) Além da fragilidade do bioma Caatinga diante do processo de desertificação, o Semiárido apresenta índices de desenvolvimento humano muito baixos se comparados à média nacional, o que evidencia tratar-se de uma região de elevada vulnerabilidade social. (Repórter) O projeto de lei não prevê a alocação de novos recursos para a implementação da Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. Seriam utilizadas as fontes atuais, como o FNE, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, além de incentivos fiscais e linhas de crédito especiais para a região. A proposta segue para a análise da Comissão de Meio Ambiente. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 222, de 2016

Ao vivo
00:0000:00