CMA aprova nome de Ricardo Medeiros de Andrade para direção da Agência Nacional de Águas — Rádio Senado
Meio Ambiente

CMA aprova nome de Ricardo Medeiros de Andrade para direção da Agência Nacional de Águas

O acesso à água potável será cada vez mais um motivo para conflitos mundiais. Além dessa questão, a crise hídrica no Brasil também foi discutida durante sabatina no Senado do indicado como diretor da Agência Nacional de Águas, Ricardo Medeiros de Andrade.

O senador Roberto Muniz (PP – BA), foi o relator da indicação e lembrou que a água é uma das principais questões internacionais da atualidade.

21/06/2017, 12h48 - ATUALIZADO EM 21/06/2017, 14h19
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza sabatina de indicado para o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). 

Mesa: 
senador Acir Gurgacz (PDT-RO); 
presidente eventual, senador Valdir Raupp (PMDB-RO); 
indicado para o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Medeiros de Andrade 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ACESSO À ÁGUA POTÁVEL SERÁ CADA VEZ MAIS UM MOTIVO PARA CONFLITOS MUNDIAIS. LOC: ALÉM DESSA QUESTÃO, A CRISE HÍDRICA NO BRASIL TAMBÉM FOI DISCUTIDA DURANTE SABATINA NO SENADO DO INDICADO COMO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A Comissão de Meio Ambiente aprovou por unanimidade o nome de Ricardo Medeiros de Andrade para a direção da Agência Nacional de Águas. A ANA define a Política Nacional de Recursos Hídricos e autoriza o uso de água sob domínio da União. Isto inclui os rios que cruzam mais de um estado brasileiro e os reservatórios construídos com recursos da União. O senador Roberto Muniz, do PP da Bahia, foi o relator da indicação e lembrou que a água é uma das principais questões internacionais da atualidade. (Roberto Muniz). A falta de água gerará um conflito. (...) 75% dos estados membros da ONU compartilham água, bacias e rios. 270 bacias no mundo são compartilhadas e matam a sede de 40% da população mundial. Durante o debate, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, enfatizou a contradição vivida no Brasil, que tem uma das maiores reservas de água doce no mundo. (Jorge Viana) Estamos vivendo um racionamento aqui em Brasília. Na região das nascentes.(...) Este é o Brasil. São Paulo (...), a maior cidade que nós temos na América Latina, viveu um drama pegando a grande São Paulo de um racionamento de água que é (...) a partir de agora uma ameaça permanente. O indicado como novo diretor da agência reguladora das águas, Ricardo Medeiros, reconheceu que é inconcebível que milhões de pessoas no Brasil ainda não possuam acesso adequado à água potável. (Ricardo Medeiros) A ANA tem trabalhado muito forte no sentido de apoiar as iniciativas que melhorem o monitoramento da qualidade da água, que garantam água de boa qualidade para o abastecimento. Mas não tem sido suficiente. Talvez outros instrumentos precisem ser implementados. (Repórter) Após a Comissão de Meio Ambiente, e sendo aprovado pelo Plenário, o novo diretor da ANA já poderá ser nomeado pelo Executivo para o cargo.

Ao vivo
00:0000:00