Comissão de Educação aprova projeto que cria o Dia Nacional do Zootecnista — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Educação aprova projeto que cria o Dia Nacional do Zootecnista

20/06/2017, 16h51 - ATUALIZADO EM 20/06/2017, 16h51
Duração de áudio: 01:50
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião de trabalho. Logo depois, deliberativa com 15 itens. Entre eles, o PLS 217/2015, que aumenta o valor per capita para escolas em municípios de extrema pobreza. 

Finalidade da reunião de trabalho: definição das políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Poder Executivo a serem avaliadas pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte em 2017, tendo em vista o disposto no Art. 96-B do Regimento Interno do Senado Federal. 

À mesa, senadora Ana Amélia (PP-RS). 

Bancada: 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Roberto Muniz (PP-BA) 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU PROJETO QUE CRIA O DIA NACIONAL DO ZOOTECNISTA. LOC: TAMBÉM FOI APROVADA UMA PROPOSTA QUE HOMENAGEIA OS VAQUEIROS DO NORDESTE. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC: A Comissão de Educação aprovou dois projetos relacionados ao mundo rural. O primeiro cria o Dia Nacional do Zootecnista e o segundo denomina um trecho da BR 235 como Rodovia do Vaqueiro. O projeto que define 13 de maio como o dia nacional do Zootecnista é da deputada Júlia Marinho, do PSC do Pará. De acordo com a proposta, 13 de maio marca o início do primeiro curso superior de zootecnia no Brasil, no município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em 1966. O relator do projeto na CE, senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, falou sobre a importância dos zootecnistas para o setor agropecuário. (Antonio Anastasia) “tem apresentado relevantes contribuições ao nosso país, através do fomento da nossa pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos nossos rebanhos, bem como estudando alternativas racionais de diferentes espécies de animais nas mais variadas condições”. (Ana) Já um projeto que homenageia os vaqueiros teve como relator o senador Roberto Muniz, do PP da Bahia. O projeto do deputado Daniel Almeida, do PC do B baiano, estabelece que o trecho da BR 253 que vai da divisa da Bahia com Sergipe, até a divisa da Bahia com o Piauí será denominado Rodovia do Vaqueiro. O senador Telmário Mota do PTB de Roraima, elogiou a iniciativa. (Telmário Motta) “é um reconhecimento ao homem do campo aquele que labuta trabalhando de mãos calejadas para termos o Brasil melhor . e temos hoje o crescimento, aumento do PIB da agricultura, que vai ser sazonal, não vai ser perene”. (Ana) Com a aprovação na Comissão de Educação, os dois projetos seguem para votação no Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos. PLC 1/2017 – PLC 73/2016

Ao vivo
00:0000:00