Redução nas contas de energia em junho beneficiará setor produtivo, avaliam senadores — Rádio Senado
ANEEL

Redução nas contas de energia em junho beneficiará setor produtivo, avaliam senadores

As contas de energia elétrica de junho terão bandeira verde, o que significa que não haverá acréscimos na tarifa. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, a medida foi possível pelo aumento das chuvas em maio.

Na avaliação do senador Gladson Cameli (PP – AC), integrante da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), essa redução vai aquecer a economia, beneficiar trabalhadores e o setor produtivo.

29/05/2017, 13h22 - ATUALIZADO EM 29/05/2017, 17h56
Duração de áudio: 01:51
baris muratoglu/energia.sp.gov.br

Transcrição
LOC: AS CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA DE JUNHO TERÃO BANDEIRA VERDE, O QUE SIGNIFICA QUE NÃO HAVERÁ ACRÉSCIMOS NA TARIFA. LOC: SEGUNDO A AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA, A ANEEL, A MEDIDA FOI POSSÍVEL PELO AUMENTO DAS CHUVAS EM MAIO. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Desde abril deste ano, o brasileiro paga a conta de luz com bandeira vermelha, que cobra três reais a mais para cada cem quilowatts-hora consumidos. Esta bandeira iria vigorar até novembro, quando acaba o período de seca. Mas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, o maior volume de chuvas nos reservatórios e a previsão de menor consumo de energia, possibilitou a aplicação da bandeira verde. Assim, em junho, os consumidores vão pagar a conta de luz sem acréscimos. Na avaliação do senador Gladson Cameli, do PP do Acre, integrante da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, essa redução vai aquecer a economia, beneficiar trabalhadores e o setor produtivo. (Gladson Cameli) “Todas as medidas que o Governo Federal, que as agências reguladoras façam que possamos dar uma aquecida na economia, que possamos dar um desconto para que o trabalhador, para que a população, direta ou indiretamente, seja afetada no sentido positivo, isso, com toda a certeza, irá trazer benefícios de um modo geral”. (Repórter) A redução da tarifa, disse o presidente da Comissão de Agricultura, senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, vai favorecer o setor produtivo, em especial, o agronegócio. (Ivo Cassol) “Vai beneficiar, num momento em que todo o setor produtivo vive com dificuldade. Qualquer benefício que vier é importante, especialmente, para o setor produtivo do agronegócio”. (Repórter) O Sistema de Bandeiras Tarifárias foi criado em 2015 para custear gastos extras com usinas termelétricas, que gera energia mais cara. A cor da bandeira - vermelha, amarela ou verde – é adotada de acordo com o nível dos reservatórios e está impressa na conta de luz.

Ao vivo
00:0000:00