Bancada do PMDB deve se reunir para discutir liderança do partido — Rádio Senado
Governo Temer

Bancada do PMDB deve se reunir para discutir liderança do partido

Bancada do PMDB deverá se reunir na terça-feira (30) para discutir a liderança do partido. O líder do partido, senador Renan Calheiros (PMDB – AL) insiste que a legenda sempre conviveu com as opiniões divergentes.

A senadora Rose de Freitas (PMDB – ES) negou que defende a saída de Renan Calheiros da liderança. O senador Garibaldi Alves (PMDB – RN) argumenta que as resistências de Renan Calheiros às reformas do governo não representam o pensamento da maioria da bancada.

Renan Calheiros, por sua vez, argumenta que o PMDB é conhecido por abrigar na legenda parlamentares que pensam de maneira diferente.

24/05/2017, 23h36 - ATUALIZADO EM 25/05/2017, 10h58
Duração de áudio: 02:09
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. 

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) conversa com o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: BANCADA DO PMDB DEVERÁ SE REUNIR NA TERÇA-FEIRA PARA DISCUTIR A LIDERANÇA DO PARTIDO. LOC: SENADOR RENAN CALHEIROS INSISTE QUE A LEGENDA SEMPRE CONVIVEU COM AS OPINIÕES DIVERGENTES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Diante do posicionamento crítico do líder do PMDB, senador Renan Calheiros de Alagoas, a bancada quer discutir na terça-feira a permanência dele como porta-voz do partido. O senador Garibaldi Alves do PMDB do Rio Grande do Norte argumentou que as resistências de Renan Calheiros às reformas do governo não representam o pensamento da maioria da bancada. (Garibaldi) Foram feitas ponderações que há descontentamento da bancada no momento em que ele emite uma posição, uma opinião contra as Reformas, e a bancada se colocou majoritariamente a favor das reformas. REP: A senadora Rose de Freitas do PMDB do Espírito Santo negou um desejo de destituir Renan Calheiros da liderança. Ponderou, no entanto, que para continuar no cargo, ele terá que abrir mão dos posicionamentos pessoais. (Rose) A menos que ele decida representar o pensamento da maioria sem nenhum confronto com ele mesmo, o que eu acho difícil, ele pode ter essa chance. Mas se ele quiser colocar o pensamento dele se sobrepondo a todas as outras posturas, eu acho difícil porque a bancada quer que o líder represente o pensamento da maioria. REP: O líder do governo, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, descartou qualquer retaliação do Palácio do Planalto a Renan Calheiros. (Jucá) Não se trata de governo se trata da bancada do PMDB no Senado. É isso que a gente já discutiu e é isso que a gente vai discutir. REP: Renan Calheiros, por sua vez, argumentou que o PMDB é conhecido por abrigar na legenda parlamentares que pensam de maneira diferente. (Renan) O PMDB nunca foi um partido uníssono. O PMDB é democrático e não tem dono. Então, a interpretação do que cada um pensa é sempre muito difícil. Mas muito mais difícil ainda é botar a canga em alguém e querer construir o pensamento único no partido no momento dramático na vida nacional. REP: Dezessete dos 22 senadores do PMDB se reuniram com o presidente Michel Temer, que após explicar as denúncias do empresário Joesley Batista, cobrou apoio às Reformas Trabalhista e Previdenciária. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00