Instituição Fiscal Independente destaca importância da reforma da Previdência para equilíbrio dos gastos da União — Rádio Senado
Reforma da Previdência

Instituição Fiscal Independente destaca importância da reforma da Previdência para equilíbrio dos gastos da União

A avaliação foi feita nesta terça-feira (09) pela Instituição Fiscal Independente. A entidade ainda apontou a necessidade de novos cortes para equilibrar as contas públicas no futuro. A Instituição Fiscal Independente assessora o Poder Legislativo e divulga mensalmente um relatório sobre os principais indicadores fiscais e econômicos.

09/05/2017, 13h03 - ATUALIZADO EM 09/05/2017, 14h29
Duração de áudio: 01:59
O diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto, apresenta durante coletiva à imprensa, os principais resultados do Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de maio.

Mesa (E/D):
diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, Gabriel Leal de Barros - em pronunciamento;
diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA É FUNDAMENTAL PARA CUMPRIR O TETO DOS GASTOS ATÉ 2025. LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA PELA INSTITUIÇÃO FISCAL INDEPENDENTE. A ENTIDADE AINDA APONTOU A NECESSIDADE DE NOVOS CORTES PARA EQUILIBRAR AS CONTAS PÚBLICAS NO FUTURO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O relatório divulgado pela Instituição Fiscal Independente aposta numa recuperação lenta da economia neste ano, com uma projeção de crescimento de 0,46% do PIB, que são todas as riquezas produzidas no país. No entanto, o documento revela que o emprego deve amargar uma queda de um por cento em 2017. O texto aponta que a aprovação da reforma da Previdência é necessária para a sobrevivência do teto de gastos públicos. A Emenda Constitucional 95, promulgada ano passado pelo Congresso Nacional, determina que as despesas do governo não poderão crescer acima da inflação pelos próximos 20 anos. O diretor executivo da entidade, Felipe Salto, explicou que as mudanças em discussão na Câmara dos Deputados aliviariam o peso das despesas previdenciárias no Orçamento e ajudariam a cumprir o teto dos gastos por até oito anos. (Felipe Salto) “Nós fizemos as contas e se a reforma passar, isso significa que vai haver uma ajuda do ponto de vista do cumprimento do teto do gasto de seis a oito anos advindo da Reforma da Previdência. Tudo indica que o texto final deve ainda produzir um ganho fiscal importante para a trajetória das despesas previdenciárias” (Repórter) Além da reforma da Previdência, o relatório ainda aponta a necessidade de novos cortes de gastos para que o governo consiga equilibrar as contas públicas no futuro (Felipe Salto) “De outras reformas estruturais. Eu tenho dito que as mudanças no campo de gestão ainda precisam voltar a ser discutidas, melhorar a foram de contratação no serviço público, buscar melhores preços, enfim, combater a ineficiência que ainda remanece” (Repórter) A Instituição Fiscal Independente assessora o Poder Legislativo e divulga mensalmente um relatório sobre os principais indicadores fiscais e econômicos.

Ao vivo
00:0000:00