Senado celebra os 200 anos da revolução pernambucana — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra os 200 anos da revolução pernambucana

O Senado celebrou nesta segunda-feira (8) os 200 anos da revolução Pernambucana de 1817. O Movimento, também conhecido como Revolução dos Padres e que teve entre seus expoentes o Frei Caneca, instaurou por pouco mais de dois meses uma república na então Capitania de Pernambuco.

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), pernambucano de nascimento, exaltou as ideias republicanas levantadas pela “Revolução dos Padres” e que foram sendo modernizadas ao longo do tempo.

08/05/2017, 14h56 - ATUALIZADO EM 08/05/2017, 15h45
Duração de áudio: 01:52
Plenário do Senado durante sessão especial destinada a celebrar a passagem do Ducentésimo Ano da Revolução Pernambucana de 1817.

Mesa:
doutor em História e coordenador do departamento de História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Flávio José Gomes Cabral;
escritor pernambucano, Paulo Santos de Oliveira;
membro da Academia Pernambucana de Letras, José Luiz da Mota Menezes;
presidente da sessão, senador Humberto Costa (PT-PE);
membro da Academia Pernambucana de Letras e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Vamireh Chacon;
historiador e consultor do Instituto Ricardo Brennand, Leonardo Dantas Silva;
presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, George Félix Cabral de Souza;
professor do departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, Luiz Carlos Villalta.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO CELEBROU NESTA SEGUNDA-FEIRA OS 200 ANOS DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817. LOC: O MOVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDO COMO REVOLUÇÃO DOS PADRES E QUE TEVE ENTRE SEUS EXPOENTES O FREI CANECA, INSTAUROU POR POUCO MAIS DE DOIS MESES UMA REPÚBLICA NA ENTÃO CAPITANIA DE PERNAMBUCO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A revolução pernambucana de 1817 foi inspirada nos ideais iluministas da época. O movimento instaurou um governo provisório baseado em uma lei que proclamou a república, estabeleceu a igualdade de direitos, a tolerância religiosa, a liberdade de imprensa e de consciência. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, disse que se o Brasil tivesse um pouco mais de memória, estaria celebrando a importância da revolução pernambucana de 1817. (Humberto Costa) Mas foi um movimento que, pelos seus motivos, ajudaria a desaguar na independência do Brasil, que viria a chegar cinco anos mais tarde, em setembro de 1822. Foi quando Pernambuco tomou nas mãos o destino de uma região inteira, inconformada com a servidão política e a cobrança extorsiva de impostos. (Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal e pernambucano de nascimento, foi outro a exaltar as ideias republicanas levantadas pela “Revolução dos Padres” e que foram sendo modernizadas ao longo do tempo. (Cristovam Buarque) Solidariedade internacional, necessidade de proteger a ecologia, garantir a educação e saúde igual para todos. Liberdade plena de expressão e de imprensa, á ética na política. Isso é ser republicano hoje e dar continuidade ao sonho daqueles velhos que deram a vida lutando para que o Brasil fosse uma república. (Repórter) A bandeira de Pernambuco surgiu da Revolução de 1817. A diferença é que há duzentos anos havia três estrelas acima do arco-íris, que representavam as capitanias rebeladas: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A bandeira hoje tem apenas uma estrela.

Ao vivo
00:0000:00