Senado homenageia os 49 anos de vida pública de Antônio Lomanto Júnior — Rádio Senado

Senado homenageia os 49 anos de vida pública de Antônio Lomanto Júnior

O Senado homenageou na manhã desta quinta-feira (04) os 49 anos de vida pública de Antônio Lomanto Júnior, que foi prefeito, deputado estadual e federal, governador da Bahia, e Senador. A atuação de Lomanto Júnior foi ressaltada na sessão especial e os senadores disseram que o exemplo dele deve ser seguido pelos políticos brasileiros.

04/05/2017, 13h07 - ATUALIZADO EM 04/05/2017, 14h52
Duração de áudio: 02:25
Plenário do Senado durante sessão especial destinada a homenagear o ex-senador e ex-governador da Bahia Antônio Lomanto Júnior pelos 49 anos de vida pública. Lomanto faleceu em novembro de 2015 aos 90 anos de idade. 

Mesa:
deputado federal José Carlos Araújo (PR-BA);
presidente da sessão, senador Otto Alencar (PSD-BA);
deputado federal pela Bahia no período de 1975 a 2003 e representante dos filhos do homenageado, Leur Antonio de Britto Lomanto;
deputado estadual da Bahia e representante dos netos do homenageado, Leur Antonio de Britto Lomanto Junior (PMDB-BA).

Foto:  Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO HOMENAGEOU NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA OS 49 ANOS DE VIDA PÚBLICA DE ANTÔNIO LOMANTO JÚNIOR, QUE FOI PREFEITO, DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL, GOVERNADOR DA BAHIA, E SENADOR. LOC: A ATUAÇÃO DE LOMANTO JÚNIOR FOI RESSALTADA NA SESSÃO ESPECIAL E OS SENADORES DISSERAM QUE O EXEMPLO DELE DEVE SER SEGUIDO PELOS POLÍTICOS BRASILEIROS. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A sessão de homenagem foi uma iniciativa do senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, que destacou a atuação pacificadora e a projeção nacional que ganhou o nome de Lomanto Júnior. Por esses motivos, Otto comparou o homenageado a Nelson Mandela. (Otto Alencar) “Lomanto foi um grande pacificador, um grande executor da harmonia da vida pública. E, nesse momento, o Brasil precisa de pacificadores. Só vai resolver os problemas brasileiros através da moderação. A presença de Lomanto, agora, que sirva de exemplo para resolver as dificuldades sociais e econômicas do povo brasileiro”. (Repórter) As características de pacificador, agregador e empreendedor do político foram ressaltadas pela senadora baiana, Lídice da Mata, do PSB. Ela lembrou que Lomanto governou a Bahia no período de ditadura militar. (Otto Alencar) “Lomanto assume o governo da Bahia num momento extremamente delicado, em que o Brasil acabava de sofrer um golpe militar. Portanto, ele governou com adversidades maiores do que as comuns. E soube fazer isso com uma característica de ser um homem pacífico, fazedor de amigos, agregador. Talvez tenha sido essa a sua característica principal”. (Repórter) Para o senador Garibaldi Alves Filho, do PMDB do Rio Grande do Norte, a vida de Antônio Lomanto Júnior deve ser uma referência para os políticos de hoje. (Garibaldi Alves Filho) “como não deixar, numa hora dessa, de se inspirar no exemplo de Lomanto Júnior? ‘Político é para servir e não ser servido!” Isso poderia ser um conselho”. (Repórter) Antônio Lomanto Júnior nasceu em 1924, em Jequié, na Bahia, cidade da qual foi prefeito e de onde se projetou no cenário nacional como municipalista. Ao governar a Bahia, inaugurou a estrada Rio-Bahia, o serviço de abastecimento de água de Salvador e de 53 cidades, ampliou a rede elétrica para levar luz a 183 cidades, entre outras ações. Lomanto Júnior foi senador de 1979 a 1987. O político baiano morreu em Salvador, em novembro de 2015.

Ao vivo
00:0000:00