Leonardo Picciani defende punição para violência em estádios de futebol — Rádio Senado
Comissões

Leonardo Picciani defende punição para violência em estádios de futebol

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, defende a identificação e punição das pessoas que geram violência nos estádios de futebol. Picciani participou, nesta terça-feira (11), de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) sobre o legado da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Na audiência, o senador Roberto Muniz (PP – BA), destacou que o esporte pode contribuir para evitar que os jovens caiam na criminalidade.

11/04/2017, 13h59 - ATUALIZADO EM 11/04/2017, 14h37
Duração de áudio: 02:21
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTRO DO ESPORTE, LEONARDO PICCIANI, DEFENDE A IDENTIFICAÇÃO E PUNIÇÃO DAS PESSOAS QUE GERAM VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL. LOC: ELE PARTICIPOU, NESTA TERÇA-FEIRA, DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE SOBRE O LEGADO DA COPA DE 2014 E DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: TÉC. (Repórter): O esporte é um direito da sociedade e o Congresso Nacional pode contribuir na implementação de políticas públicas para o setor, ressaltou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Ele afirmou que as instalações da Copa do Mundo e das Olimpíadas serão utilizadas para incentivar o esporte em todo o Brasil. Mas, para o ministro, o maior legado deixado são os valores do esporte. (PICCIANI) “Mais do que investimentos, possibilitou transmitir aos brasileiros os bons valores do esporte: buscar uma vida saudável, determinação, lealdade na disputa, valores de fair play, valores da amizade, e, por que não? Os valores também voltados ao desejo da vitória”. (Repórter): O senador Roberto Muniz, do PP da Bahia, destacou que o esporte pode contribuir para evitar que os jovens caiam na criminalidade. (MUNIZ) “O esporte, é sem sombra de dúvida, uma forma de você poder atrair a juventude para um novo momento, uma nova proposta de vida. Basta ter um apito e uma bola embaixo do braço. Os estádios, as quadras, as piscinas olímpicas, onde tiver o esporte, ali estará a transformação do ser humano. (Repórter): A violência nos estádios também foi discutida na audiência. O senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, quer discutir melhor o Estatuto do Futebol. Em vez de responsabilizar as torcidas organizadas, Hélio José defende a punição dos indivíduos. (HÉLIO) “A penalização não pode ser no global da torcida organizada, que faz a alegria e a beleza do futebol, mas, sim, de quem faz arruaça”. (Repórter): O ministro Picciani também defende a punição para quem comete crime durante as competições esportivas. (PICCIANI) “Não podemos generalizar. O que nós temos são determinados marginais, que são sempre os mesmos, que causam prejuízo à sociedade e que, na minha opinião, devem sofrer medidas que os afastem dos estádios. Devemos identificar esses marginais e não deixar eles terem a segunda chance”. (Repórter): A audiência com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, foi uma iniciativa da presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás.

Ao vivo
00:0000:00