Ministro da Integração diz que cortes orçamentários não vão atrapalhar transposição do São Francisco — Rádio Senado
Audiência pública

Ministro da Integração diz que cortes orçamentários não vão atrapalhar transposição do São Francisco

Os cortes orçamentários no Ministério da Integração não vão atrapalhar as obras de transposição e revitalização do Rio são Francisco. O compromisso foi assumido pelo ministro Hélder Barbalho, que participou de audiência pública no Senado.

A senadora Lídice da Mata (PSB – BA), lembrou a importância do Rio para a sobrevivência em todo o Nordeste. Lídice lamentou o corte de quase um terço do orçamento no ministério.

05/04/2017, 13h13 - ATUALIZADO EM 05/04/2017, 14h43
Duração de áudio: 01:59
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública interativa para apresentar as ações do Ministério da Integração Nacional para os próximos dois anos, em atendimento ao Requerimento nº 4/2017-CDR. 



Mesa (E/D): 
presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN); 
ministro de Estado da Integração Nacional, Helder Barbalho 



Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS CORTES ORÇAMENTÁRIOS NO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NÃO VÃO ATRAPALHAR AS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: O COMPROMISSO FOI ASSUMIDO PELO MINISTRO HÉLDER BARBALHO, QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, explicou na audiência pública as principais ações da pasta durante os próximos dois anos. Ele apresentou na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo as atividades em vários setores, incluindo os fundos regionais de desenvolvimento, o abastecimento de água em áreas rurais, os arranjos produtivos locais e a cooperação nas fronteiras. Mas o assunto mais discutido foram as obras de transposição do Rio São Francisco. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, lembrou a importância do Rio para a sobrevivência em todo o Nordeste. Ela lamentou o corte de quase um terço do orçamento no ministério e perguntou se isto iria afetar não só as obras de transposição, mas também a revitalização do rio. (Lídice da Mata) Sem a revitalização, a obra da transposição se transformará numa obra no futuro inócua. (Repórter) O senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, também chamou atenção para a importância da revitalização. (Antônio Carlos Valadares) O projeto da revitalização é a segurança hídrica de que nós precisamos (...) porque na realidade em muitos lugares o rio está morrendo. (Repórter) Helder Barbalho garantiu que, apesar do contingenciamento das verbas do ministério, o calendário das obras no São Francisco está mantido. Sobre a revitalização, ele afirmou que um dos aspectos principais é a qualidade da água. (Helder Barbalho) (...) Qualidade da água é fundamentalmente saneamento. Saneamento para que efetivamente nós possamos garantir (...) que a bacia do São Francisco (...) esteja toda ela com saneamento. (Repórter) O ministro da Integração Nacional ainda irá voltar à Comissão de Desenvolvimento Regional para falar especificamente sobre a revitalização do Rio São Francisco.

Ao vivo
00:0000:00