Governo institui autarquia para manter as instalações esportivas dos jogos olímpicos
Transcrição
LOC: GOVERNO FEDERAL INSTITUI AUTARQUIA PARA MANTER AS INSTALAÇÕES ESPORTIVAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS.
LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CRIOU A INSTITUIÇÃO SERÁ ANALISADA POR UMA COMISSÃO MISTA NO CONGRESSO NACIONAL, COMO INFORMA A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ).
(Repórter) Já está em vigor a medida provisória que altera a estrutura da instituição criada para promover os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Autoridade de Governança do Legado Olímpico vai substituir a Autoridade Pública Olímpica, com o objetivo de manter as instalações esportivas construídas para o evento. Vinculada ao Ministério do Esporte, a instituição deverá fazer estudos técnicos e pesquisas sobre o desenvolvimento esportivo, além de promover programas que utilizem o legado olímpico da Rio 2016 como recurso para a inclusão social. As ações serão especificadas em um plano desenvolvido pela autarquia. O senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul, que foi relator do Ato Olímpico na Comissão de Ciência e Tecnologia, acredita que as instalações esportivas devem ser mantidas em benefício da população.
(Lasier Martins) Essas obras tiveram alto custo e com muito dinheiro público e, por outro lado, são construções novas, então elas devem ser mantidas e utilizadas. A população tem que se beneficiar, na verdade quem pagou tudo isso foi o contribuinte e o contribuinte agora deve ter o retorno, ele já deu a sua colaboração.
(Repórter) A MP será analisada por uma comissão mista de deputados e senadores. Se aprovada na comissão, a medida deve ser aprovada nos plenários da Câmara e do Senado para valer de forma definitiva.
MP 771/2017