Ministro da Ciência e Tecnologia destaca primeiro satélite brasileiro de uso civil e militar — Rádio Senado
CCT

Ministro da Ciência e Tecnologia destaca primeiro satélite brasileiro de uso civil e militar

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT)  recebeu nesta quarta-feira (29) o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O ministro destacou o primeiro satélite brasileiro, que está para ser lançado, como um marco para a banda larga e a defesa do território brasileiro.

Outro assunto tratado na audiência pública foi a proposta (PLC 79/2016) que autoriza empresas de telefonia fixa a migrarem para a banda larga. Os bens dessas empresas, que deveriam voltar para o governo ao fim da concessão, seriam transformados em investimentos na nova modalidade. O senador Otto Alencar (PSD – BA), presidente da CCT, disse esperar que o projeto entre logo na pauta do Plenário.

29/03/2017, 13h25 - ATUALIZADO EM 29/03/2017, 14h33
Duração de áudio: 02:41
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza audiência pública interativa com o exmo. ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a fim de apresentar as ações do Governo Federal na sua área de atuação.

Em pronunciamento, ministro de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.


Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RECEBEU NESTA QUARTA-FEIRA O MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES, GILBERTO KASSAB. LOC: O MINISTRO DESTACOU O PRIMEIRO SATÉLITE BRASILEIRO, QUE ESTÁ PARA SER LANÇADO, COMO UM MARCO PARA A BANDA LARGA E A DEFESA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O ministro Gilberto Kassab disse que o primeiro satélite brasileiro de uso civil e militar, que deve ser lançado nos próximos dias, vai trazer ganhos importantes para o Brasil. Representará, segundo o ministro, a independência e a soberania das comunicações e da defesa do território brasileiro. Kassab destacou que o satélite vai cobrir todo a área do País e ainda reservar 30% da capacidade para as Forças Armadas. (Gilberto Kassab) Significará que teremos uma capacidade de oferecimento de banda larga para a sociedade brasileira equivalente a mais do que o dobro do que as operadoras oferecem hoje em conjunto. Significa dizer que nosso ministério da Defesa terá a disponibilidade de banda larga para monitorar as nossas fronteiras para enfrentar o contrabando, o tráfico de drogas. (Repórter) Gilberto Kassab veio acompanhado por assessores, secretários e presidentes de empresas da esfera do ministério, como Guilherme Campos, dos Correios. Guilherme falou sobre o plano de saúde dos funcionários, que segundo ele, está matando os Correios. (Guilherme Campos) Dos números ainda sendo finalizados do ano de 2016, onde o prejuízo é da ordem de 2 bilhões, o plano de saúde representa 1.8 bi. É um plano que atende todos os funcionários, seus dependentes, cônjuges e pais. Onde a empresa entra com 93%, os funcionários com 7%. (Repórter) Outro assunto tratado na audiência pública foi a proposta que autoriza empresas de telefonia fixa a migrarem para a banda larga. Os bens dessas empresas, que deveriam voltar para o governo ao fim da concessão, seriam transformados em investimentos na nova modalidade. O senador Otto Alencar, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador do PSD baiano, disse esperar que o projeto entre logo na pauta do Plenário. (Repórter) Sobre esse projeto que foi aprovado na CEDN, foi feito um requerimento pro Plenário e acredito que o presidente da Casa, senador Eunício Oliveira, a qualquer momento pode pautar para que seja discutido, com muita transparência no Senado Federal para que possa ser avaliado, aprovado ou rejeitado. (Repórter) O presidente da Anatel, Juarez Quadros, também participou da audiência, e defendeu a proposta sobre a adaptação das companhias de telefonia fixa. PLC 79/2016

Ao vivo
00:0000:00