Trânsito das estradas federais terá que ser separado das vias urbanas — Rádio Senado
Projeto

Trânsito das estradas federais terá que ser separado das vias urbanas

28/03/2017, 14h47 - ATUALIZADO EM 28/03/2017, 14h47
Duração de áudio: 01:51
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O TRÂNSITO DAS ESTRADAS FEDERAIS TERÁ QUE SER SEPARADO DAS VIAS URBANAS. LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA NESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: (Repórter) A Comissão de Infraestrutura aprovou um projeto que prevê que as rodovias federais que cruzam áreas urbanas terão que projetar vias marginais para separar o tráfego local dos veículos que realizam viagens mais longas. O relator da proposta, senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul, sugeriu ainda que a modificação seja incluída nas leis que tratam do parcelamento do solo urbano para garantir que os novos loteamentos respeitem a medida. Para Lasier, a medida pode inclusive salvar vidas: (Lasier Martins) “E Destaca a necessidade de evitar os efeitos negativos das rodovias quando atravessam zonas urbanas, tais como atropelamentos, congestionamentos e poluição”. (Repórter) O autor da proposta senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, deu como exemplo o caso da BR 163, rodovia que liga Cuiabá a Santarém e corta diversos municípios. (Flexa Ribeiro) “é de extrema necessidade porque trata de você proteger vidas humanas. Por exemplo no meu estado, a BBR 163- nesse trajeto estão passando quase cinco mil carretas diárias, e não foi projetada pelo dnit as vias secundárias. de vidas humanas. (...) não tem nenhuma via paralela para que seja segregado o transito da BR. (Repórter) Pelo projeto, a segregação do trânsito das rodovias federais deverá ser feita, preferencialmente por meio de contornos, anéis viários, rodovias perimetrais ou obras similares, sempre que houver viabilidade técnica ou financeira. O projeto deve passar por mais um turno de votação na comissão e depois pode seguir para a Câmara dos Deputados. PLS 702/2015

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