Grupo de trabalho que investiga o custo Brasil vai entregar relatório final em agosto — Rádio Senado
CAE

Grupo de trabalho que investiga o custo Brasil vai entregar relatório final em agosto

O grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) que vai investigar o chamado Custo Brasil deve apresentar o relatório final no mês de agosto. O calendário foi aprovado nesta terça-feira (28) e prevê pelo menos três audiências públicas entre abril e maio.

O primeiro debate deve ter a presença de economistas de instituições como a FGV e o Ipea. O segundo terá o custo financeiro, o spread bancário, como tema. E a terceira audiência pública servirá para ouvir sugestões do setor produtivo e do Governo.

Para o senador Armando Monteiro (PTB – PE), o Brasil está mal em termos de facilidade de abertura de empresas, obtenção de crédito e proteção de investidores minoritários.

28/03/2017, 13h49 - ATUALIZADO EM 28/03/2017, 15h49
Duração de áudio: 01:52
Edílson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O GRUPO DE TRABALHO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUE VAI INVESTIGAR O CHAMADO CUSTO BRASIL DEVE APRESENTAR O RELATÓRIO FINAL NO MÊS DE AGOSTO. LOC: O CALENDÁRIO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA E PREVÊ PELO MENOS TRÊS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ENTRE ABRIL E MAIO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O presidente do grupo de trabalho, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, pretende realizar a primeira audiência pública ainda em abril, e a última até o dia 15 de maio. O primeiro debate deve ter a presença de economistas de instituições como a FGV e o Ipea. O segundo terá o custo financeiro, o spread bancário, como tema. E a terceira audiência pública servirá para ouvir sugestões do setor produtivo e do Governo. Armando Monteiro diz que o Brasil está mal em termos de facilidade de abertura de empresas, obtenção de crédito e proteção de investidores minoritários. (Armando Monteiro) Na pesquisa mais recente, entre 190 economias, o Brasil ocupa apenas a 123ª posição no ranking geral, o que denota o quanto estamos distantes da fronteira dos países que oferecem um ambiente regulatório mais propício para a criação e operação das empresas... (Repórter) A senadora Kátia Abreu, do PMDB de Tocantins, entretanto, lembrou que muito pode ser feito apenas simplificando procedimentos. (Kátia Abreu) Eu tenho certeza absoluta de que nós encontraremos especialistas que vão nos dar, na ponta do lápis, qual é o custo de cada medida adotada e quanto nós economizaremos. Se não dá para tirar imposto, eu tenho certeza de que a descomplicação do pagamento de impostos pode ser tanta quanto o tamanho do imposto que nós pagamos, na hora em que desburocratizarmos. (Repórter) O grupo de trabalho deve reunir, entre abril e julho, as proposições em tramitação no Congresso e as recolhidas nas audiências públicas. E no mês de agosto apresentar o relatório final na Comissão de Assuntos Econômicos.

Ao vivo
00:0000:00